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F1: Rosberg vence em Mônaco 30 anos após pai

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O alemão Nico Rosberg controlou o tumultuado Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 e conquistou a vitória neste domingo. O piloto da Mercedes largou da primeira colocação, ditou o ritmo da prova e garantiu o segundo triunfo de sua carreira 30 anos após seu pai Keke Rosberg também ser campeão no circuito de rua monegasco.

A corrida deste domingo foi marcada por acidentes. A primeira batida do GP de Mônaco foi de Felipe Massa, que sofreu acidente praticamente igual ao de sábado, na 30ª volta, e abandonou a corrida, obrigando a entrada do safety car. A segunda foi a que causou mais problemas. Pastor Maldonado e Max Chilton se tocaram na Tabacaria e o venezuelano foi impulsionado para a barreira de proteção, que acabou parada no meio da pista, causando a bandeira vermelha.

A 16 giros do fim, o terceiro e último acidente nas ruas de Montecarlo. Romain Grosjean acertou o carro de Daniel Ricciardo e deixou detritos na pista, fazendo o carro de segurança deixar os boxes novamente.

Criado em Mônaco, Rosberg comemorou a vitória do GP deste domingo com os pilotos da Red Bull Sebastian Vettel e Mark Webber a seu lado no pódio. Lewis Hamilton, Adrian Sutil e Jenson Button completaram a lista dos seis primeiros colocados.

Mesmo sem ter lutado pela vitória neste domingo, Sebastian Vettel sai do evento com sua vantagem na ponta do Mundial ampliada. Agora o alemão soma 107 pontos com 21 de vantagem sobre Kimi Raikkonen e 28 na frente do espanhol Fernando Alonso. A próxima prova da temporada é o GP do Canadá, em 9 de junho.

A prova – A largada no GP de Mônaco ocorreu sem incidentes, com os primeiros colocados mantendo suas posições na volta inicial. Já no primeiro giro Sebastian Vettel começou a pressionar Lewis Hamilton em busca do segundo lugar e Fernando Alonso iniciou seu ataque a Kimi Raikkonen pelo quinto posto.

Largando da última fila, Felipe Massa começou bem sua recuperação, pulando rapidamente para a 18ª posição, mas a partir daí passou a enfrentar as tradicionais dificuldades de ultrapassagem em Mônaco.

Com seus dois carros à frente, a Mercedes determinou o ritmo da parte inicial de prova, aproveitando-se da falta de pontos de ultrapassagem para tentar poupar os pneus e viabilizar sua estratégia de corrida.

As emoções só voltaram à disputa nas ruas de Montecarlo a partir da 26ª volta, quando Mark Webber foi aos boxes iniciando a sequência de paradas para troca de pneus entre os ponteiros.

A corrida do brasileiro Felipe Massa acabou na 30ª volta, em acidente praticamente igual ao sofrido durante o treino livre de sábado. O brasileiro perdeu o controle de sua Ferrari na freada da Sainte Devote e acertou o guard rail com força, causando a entrada do safety car na pista e os pit stops dos carros da Mercedes.

Nico Rosberg e Lewis Hamilton pararam na mesma volta, mas a estratégia da equipe alemã acabou prejudicando o piloto britânico, que voltou à pista na quarta posição, perdendo posições para Sebastian Vettel e Mark Webber.

O carro de segurança retornou aos boxes na 39ª volta, com os ponteiros mantendo suas posições na relargada. Hamilton tentou ultrapassagem ousada sobre Webber, mas viu o australiano defender bem a posição. Alonso também intensificou os ataques a Raikkonen, mas logo sofreu pressão de Sergio Pérez e chegou a cortar uma chicane para defender sua colocação.

A corrida foi paralisada na 46ª volta, por conta de um acidente envolvendo Pastor Maldonado e Max Chilton. O venezuelano acertou o carro do britânico na Tabacaria e foi impulsionado em direção à barreira de proteção, que se deslocou para o meio da pista, causando a bandeira vermelha.

Os carros ficaram parados no grid por aproximadamente 25 minutos antes do reinício de prova, quando a maioria das equipes aproveitou a oportunidade para colocar pneus supermacios em seus carros. Na relargada, Alonso deixou Pérez passar como punição por ter cortado a chicane.

Rosberg seguiu ditando o ritmo de prova na parte final de corrida e conseguiu abrir vantagem segura sobre Sebastian Vettel e Mark Webber, mas o carro de segurança voltou à pista a 15 giros do final, por um acidente entre Romain Grosjean e Daniel Ricciardo.

Após a última relargada, o piloto alemão da Mercedes soube administrar o bom rendimento de seu carro e não foi mais ameaçado até receber a bandeira quadriculada. O principal incidente ocorreu em uma tentativa de Sergio Pérez ultrapassar Kimi Raikkonen. Na disputa, o finlandês acabou com um pneu furado e caiu da quinta para a última posição. O piloto da Lotus ainda se recuperou e curzou a linha em décimo, na zona de pontuação.

 

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