Dois estudantes mato-grossenses estão despontando no cenário nacional do judô. Fernando Brandão e Eliezer Conceição Garcia, ambos de 17 anos, conquistaram mais medalhas para a coleção, desta vez durante o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Ligas de Judô (CBLJ), realizado em Araruama (RJ).
Prata e bronze, respectivamente, na categoria sub-17, Brandão e Garcia garantiram vaga na etapa internacional que acontecerá na Argentina, no próximo ano. “Este é só um ponto de partida para as próximas fases que acontecerão o ano que vem. A partir de agora, os treinos serão dobrados, pois nosso desejo é obter bons resultados”, destaca Garcia.
Os atletas fazem parte do projeto Mais Educação das escolas mistas estadual/municipal Décio Luiz Furigo, da comunidade de Deciolândia, em Diamantino (região Médio Norte), sob a batuta do sensei e professor de judô Diego Molina, com o qual treinam há três anos. “Eu aprendi muito com esta atividade esportiva. Me sinto feliz de ter conquistado o segundo lugar no campeonato, isso me motiva a continuar treinando e avançando no judô” disse Brandão.
O programa atende crianças e adolescentes em contraturno às aulas e funciona como complemento do ensino regular. Em um turno, os alunos assistem aulas em suas escolas de origem e no outro são atendidos pelo projeto, onde têm orientações pedagógicas, horta pedagógica, esportes e judô. No entanto, os estudantes estão temerosos com o encerramento do Mais Educação que acontecerá no final de 2015, em razão do não repasse de recursos por parte do governo federal, inviabilizando a continuidade das oficinas.