PUBLICIDADE

Estudantes de MT são destaques no cenário nacional do atletismo

PUBLICIDADE

Os Jogos Escolares da Juventude em Araputanga contam com atletas que são destaques nacionais do desporto estudantil. Eles já ganharam campeonatos brasileiros, são recordistas e são exemplos de superação para os demais jovens. Todo o trabalho tem respaldo dos técnicos que não mediram esforços para treinar seus atletas.

O estudante Evandro Luz Bandeira, por exemplo, compete nas provas de corrida representando a Escola Estadual Gaspar Dutra, de Barra do Garças. Em Araputanga, ele já venceu a prova de corrida dos 3 mil metros. Neste ano ele já ganhou o título brasileiro interclubes (sub-18), da mesma competição, em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. 

Para manter o alto nível, Evandro treina de segunda a sexta-feira. Sua alimentação e rotina são regradas. Ele levanta às 6h, come apenas um mingau de café da manhã e segue para duas horas de treino puxado. 

O treinador dele, Severino dos Santos, destaca que o garoto de 16 anos é uma grande promessa do atletismo nacional. Ele, inclusive, é preparado para disputar as Olimpíadas de 2024. “Ele vai estar no seu auge de atleta, com 24 anos. Eu tenho certeza que até lá, ele irá se dedicar muito, pois é um menino muito comprometido. É fácil trabalhar com ele”, ressaltou o técnico, orgulhoso.

Já Miriele Staili, da Escola Estadual Mario Espinelli, de Sorriso, ganhou a disputa do salto em distância nos jogos de Araputanga, alcançando a marca de 5 metros e 40 centímetros. Ela também acumula vários títulos nacionais, sendo medalhista de prata nos Jogos Escolares (etapa nacional) nos anos 2011, 2012 e 2013, em provas de corrida (revezamentos).

Mas as maiores conquistas ocorreram no ano passado e neste ano, quando ela conquistou o bi-campeonato brasileiro interclubes. O técnico dela, Marcos Vieira, disse que é muito gratificante ver um atleta subir ao pódio. “Isso me dá motivação para continuar o meu trabalho. É nessas horas que vemos que estamos no caminho certo, ao orientar essas crianças e adolescentes”.

Outro grande talento que está nos jogos de Araputanga é Larissa Tyuiaki, da etnia Bakairi. Ela mora em Paranatinga e é a atual vice-campeã brasileira de luta olímpica, na categoria B (de 12 a 14 anos). Em Araputanga, ela busca o bicampeonato estadual para representar Mato Grosso novamente na etapa nacional dos Jogos Escolares, em João Pessoa (PB).

Larissa faz jus ao sangue guerreiro dos Bakairis que, por sinal, são campeões mundiais de cabo de força. Naturalmente, ela tem um biotipo atlético, com pernas, tronco e braços fortes. Tudo isso a favorece muito na hora da luta.

No tatame, Larissa demonstra muita força e atitude, mas no dia a dia é uma menina simples, de sorriso fácil e de poucas palavras. Tímida, ela fala que seu maior sonho é ser lutadora profissional de MMA para poder participar do torneio de UFC. Apesar da pouca idade, a menina já é referência para muitos estudantes que começaram a praticar luta olímpica inspirados na história dela.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mixto e Luverdense abrem mata-mata dos estaduais Sub-15 e 17

Mixto e Luverdense se enfrentaram, ontem, no estádio Dutrinha,...

Luverdense confirma retorno de jovem atacante

O Luverdense anunciou o retorno do atacante Nico Rangel....

Corinthians toma virada do Racing e cai na semifinal da Sul-Americana

O Corinthians se despediu da Copa Sul-Americana. A equipe...

Equipe sorrisense embarca para disputa do brasileiro de atletismo na Paraíba

Atletas sorrisenses e a comissão técnica embarcaram hoje para...
PUBLICIDADE