Com apenas 11 anos, a estudante da Escola Estadual Barão de Melgaço, de Cuiabá, Nayara Karoline Amarante, já acumula grandes vitórias na sua carreira de atleta. Nos dias 8 e 9 deste mês, ela participou do 14º Campeonato Júnior Juvenil de Karatê-do Tradicional, em Matinhos, no estado do Paraná. Nayara tirou em 1º lugar na modalidade Kata Equipe/Feminino.
Em treinamento desde os três anos de idade, Nayara é tetra-campeã brasileira do karatê-do Tradicional na modalidade Kata Equipe e bi-campeã brasileira na categoria individual. Além disso, ela já alcançou o tetra-campeonato estadual e é campeã da Copa Pan-Americana. “Ela é bastante disciplinada e esforçada durante os treinos. Com certeza, esta determinação trará a cada competição mais uma vitória”, ressaltou a treinadora, Arlene Amarante.
Feliz com a conquista e demonstrando ser uma desportista nata, Nayara diz que o mais importante é aprender com cada competição e não vencer. “A medalha é uma conseqüência da dedicação aos treinos”, explica. Ela aproveita o momento para agradecer a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a União Transporte pelo patrocínio. “De nada adiantaria treinar todos os dias senão tivéssemos o apoio financeiro para viajar para outros Estados e competir”.
A ação de incentivo da Seduc à aluna faz parte do projeto Abrindo o Jogo, que tem como objetivo incentivar as práticas esportivas no âmbito escolar (inclusive nos finais de semana), para aproximar a comunidade da escola e tirar as crianças e jovens das ruas.
Cada escola pode escolher as atividades que deseja realizar, sejam lutas esportivas, capoeira, futebol ou qualquer outro esporte e até mesmo oficinas de arte. Para incentivar os alunos, jogos e competições são promovidos pela Seduc em parceira com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).