As obras da Arena Pantanal, em Cuiabá, entraram em uma nova fase, hoje, com o início da fixação das estruturas metálicas no setor norte. Para construção do estádio serão utilizadas 9,1 mil toneladas de aço, incluindo as arquibancadas norte e sul, pórtico, cobertura, fechamento das laterais, estrutura para restaurante, choperia, passarelas e escadas.
Desse total, 4 mil toneladas serão destinadas apenas para os dois últimos pavimentos dos setores norte e sul, que são desmontáveis. Tal característica possibilita a redução de cerca de 17 mil dos 43.136 assentos previstos para os jogos do Mundial de 2014. A diminuição da capacidade do estádio no pós-copa será analisada conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais.
Com conceito de múltiplo uso, o estádio poderá ser utilizado como centro de convenções, palco para shows, feiras, congressos, entre outros eventos que devem garantir a sustentabilidade financeira da Arena. O novo Verdão será operado futuramente por uma concessionária, seguindo tendência mundial do setor. “No entorno do estádio será construída uma praça com áreas para lazer, pista de caminhadas, atividades esportivas, espelho d”água, lanchonetes e restaurante, entre outros equipamentos de uso coletivo. O local será um novo espaço de convivência para os mato-grossenses e também uma atração turística no pós-copa”, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Éder Moraes.
“Com o início dessa nova fase na construção da Arena Pantanal, mantemos o compromisso de seguir o cronograma da Fifa e também garantimos a agilidade necessária na condução dos projetos ligados à Copa do Mundo, conforme determinação do governador Silval Barbosa”, acrescentou Moraes.
Montagem
As estruturas metálicas que serão utilizadas nas arquibancadas norte e sul serão parafusadas e processo de montagem é mais ágil que a fixação das peças pré-moldadas de concreto. São vigas, vigas-jacaré (usadas para dar sustentação às arquibancadas) e pilares de aço, que poderão ser removidos futuramente caso haja necessidade.
Atualmente 1,5 mil toneladas de peças de metal estão estocadas no canteiro de obras do Novo Verdão e 30 montadores especializados estão envolvidos na fixação dessa estrutura. Esse trabalho deve ser concluído em dez meses, atingindo a marca de 100 montadores quando o processo construtivo estiver mais avançado.