O solo onde está localizado o estádio governador José Fragelli, o Verdão, começou a ser estudado para a edificação da nova arena visando a Copa do Mundo de 2014. Por conta da série de estudos a serem analisados por geólogos e engenheiros, o estádio estará fechado por um período de dez dias.
Os trabalhos, que iniciaram na última sexta-feira e que está sendo denominado pelo presidente do Comitê Pró Copa no Pantanal, secretário de Turismo, Yuri Bastos Jorge, de “sondagens para investigação geológica” levaram ao adiamento do jogo envolvendo Mixto e Cuiabá, a princípio marcado para hoje à tarde, pela última rodada do turno da Segunda Divisão.
Uma equipe formada por 30 homens trabalha dia e noite no local. No gramado do estádio, foram abertos quatro pontos e no seu entorno mais seis afim de subsidiar tecnicamente os responsáveis pelo novo projeto para a construção do novo estádio ao Mundial de 2014.
A perfuração no solo do estádio é um dos primeiros trabalhos para o fechamento do Verdão até a Copa do Mundo.”É um trabalho bastante técnico para sabermos a qualidade do solo da área do Verdão. São estudos que vão nortear o pessoal responsável pela edificação da nova arena. Por isso, solicitamos o fechamento do Verdão por esse pequeno período”, disse Yuri Bastos Jorge.
Responsável na articulação de todo o trabalho que envolve a sede da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, Bastos Jorge reafirmou que o fechamento definitivo do palco maior do futebol mato-grossense ocorrerá no início de fevereiro 2010. Mas haverá um solenidade especial para marcar o fim e renascimento de um novo Verdão.
Segundo Yuri Bastos, o evento ainda não foi discutido com o secretário Estadual de Esportes e Lazer (Seel), Baiano Filho e com o governador Blairo Maggi. O secretário só adiantou que será um grande evento esportivo. “Só posso adiantar que o fechamento do Verdão terá um grande evento esportivo”, disse, sem especificar qual mês e ano que ocorrerá a despedida do Verdão.