Aos 22 anos, Esquiva Falcão Florentino se tornou o mais bem sucedido pugilista brasileiro na história dos Jogos Olímpicos. Competindo na categoria peso médio (até 75 kg), o atleta capixaba venceu o britânico Anthony Ogogo por 17 a 9 , nesta sexta-feira, na Arena Excel, em Londres, e garantiu o Brasil em uma final do boxe olímpico pela primeira vez.
Em busca da inédita final, Falcão mostrou muita agilidade e escapou de um golpe de direita do adversário logo no início do combate. Em seguida, o atleta nacional recebeu um chamado de atenção do árbitro por segurar o europeu durante muito tempo. No entanto, o brasileiro mostrava equilíbrio em sua movimentação e, com este desempenho, conseguiu somar três pontos, mas também foi golpeado em três oportunidades, encerrando o primeiro round com empate por 3 a 3.
Nos três minutos seguintes, o brasileiro, de 1,78m, voltou ao ringue tentando evitar a curta distância, apesar de ser três centímetros mais baixo que o adversário. A estratégia escolhida pelo capixaba foi bem sucedida, principalmente nos segundos finais da segunda parcial, quando acertou boa sequência de golpes e venceu por 6 a 3, assegurando três pontos de vantagem no marcador.
No round derradeiro, Falcão iniciou com postura extremamente agressiva e mandou Ogogo para o chão. Com sua habitual agilidade, o brasileiro dominava as ações da luta e mandou o rival novamente para a lona. Já o britânico, sem conseguir reagir, não conseguia golpear o capixaba, que manteve a superioridade na luta e venceu por 16 a 9, com 7 a 3 na terceira parcial.
Com este resultado, Esquiva Falcão superou o paulista Servílio de Oliveira, que conquistou a medalha de bronze na categoria peso mosca nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968. Agora, o brasileiro aguarda o embate entre o uzbeque Abbos Atoev e o japonês Ryota Murata para conhecer seu rival na final da categoria peso médio (até 75 kg), que ocorre neste sábado.
Em sua campanha na competição em território britânico, o capixaba derrotou Soltan Migitinov, do Azerbaijão, Zoltan Harcsa, da Hungria, e Anthony Ogogo, da Grã-Bretanha.
Yamaguchi Falcão
O irmão mais velho de Esquiva, Yamaguchi Falcão, também entra no ringue da Arena Excel nesta sexta-feira. Em busca de uma vaga na final do meio-pesado (até d 81 kg), o boxeador brasileiro enfrenta o russo Egor Mekhontcev, às 18 horas (de Brasília).