PUBLICIDADE

Esquiva Falcão vence e coloca Brasil em final inédita no boxe olímpico

PUBLICIDADE

Aos 22 anos, Esquiva Falcão Florentino se tornou o mais bem sucedido pugilista brasileiro na história dos Jogos Olímpicos. Competindo na categoria peso médio (até 75 kg), o atleta capixaba venceu o britânico Anthony Ogogo por 17 a 9 , nesta sexta-feira, na Arena Excel, em Londres, e garantiu o Brasil em uma final do boxe olímpico pela primeira vez.

Em busca da inédita final, Falcão mostrou muita agilidade e escapou de um golpe de direita do adversário logo no início do combate. Em seguida, o atleta nacional recebeu um chamado de atenção do árbitro por segurar o europeu durante muito tempo. No entanto, o brasileiro mostrava equilíbrio em sua movimentação e, com este desempenho, conseguiu somar três pontos, mas também foi golpeado em três oportunidades, encerrando o primeiro round com empate por 3 a 3.

Nos três minutos seguintes, o brasileiro, de 1,78m, voltou ao ringue tentando evitar a curta distância, apesar de ser três centímetros mais baixo que o adversário. A estratégia escolhida pelo capixaba foi bem sucedida, principalmente nos segundos finais da segunda parcial, quando acertou boa sequência de golpes e venceu por 6 a 3, assegurando três pontos de vantagem no marcador.

No round derradeiro, Falcão iniciou com postura extremamente agressiva e mandou Ogogo para o chão. Com sua habitual agilidade, o brasileiro dominava as ações da luta e mandou o rival novamente para a lona. Já o britânico, sem conseguir reagir, não conseguia golpear o capixaba, que manteve a superioridade na luta e venceu por 16 a 9, com 7 a 3 na terceira parcial.

Com este resultado, Esquiva Falcão superou o paulista Servílio de Oliveira, que conquistou a medalha de bronze na categoria peso mosca nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968. Agora, o brasileiro aguarda o embate entre o uzbeque Abbos Atoev e o japonês Ryota Murata para conhecer seu rival na final da categoria peso médio (até 75 kg), que ocorre neste sábado.

Em sua campanha na competição em território britânico, o capixaba derrotou Soltan Migitinov, do Azerbaijão, Zoltan Harcsa, da Hungria, e Anthony Ogogo, da Grã-Bretanha.

Yamaguchi Falcão
O irmão mais velho de Esquiva, Yamaguchi Falcão, também entra no ringue da Arena Excel nesta sexta-feira. Em busca de uma vaga na final do meio-pesado (até d 81 kg), o boxeador brasileiro enfrenta o russo Egor Mekhontcev, às 18 horas (de Brasília).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Luverdense e Mixto estreiam na Série D do Brasileiro neste final de semana

Os representantes de Mato Grosso no campeonato Brasileiro da...

Sorriso FC e mais 9 equipes confirmadas na 2ª divisão do Mato-grossense deste ano

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), realizou, ontem, o...

Luverdense viaja a Goiânia para estreia na Série D

O Luverdense embarcou hoje com destino a Goiânia, onde...
PUBLICIDADE