Uma delegação com aproximadamente 200 atletas, técnicos e dirigentes embarcou, hoje, para Natal (RN), onde vai representar Mato Grosso nos Jogos Escolares da Juventude. A expectativa é grande e o desejo de vitória aumenta a ansiedade dos atletas, que viajam após um intenso período de preparação e treinamento. "Estamos com uma delegação grande, e com as melhores expectativas possíveis, pois nossos alunos-atletas demonstraram um ótimo desempenho nos Jogos Escolares e estão confiantes na vitória", destaca o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Ananias Filho.
Os Jogos Escolares da Juventude começam, amanhã, e prosseguem até o dia 15 de setembro. Nos cinco primeiros dias de competição, participam os atletas das modalidades individuais. Nos últimos, é a vez dos campeões das modalidades coletivas. Os atletas mato-grossenses que vão disputar nas coletivas partem no dia 09 para Natal.
Os alunos-atletas classificados para os Jogos Escolares da Juventude são aqueles que conquistaram ouro em modalidades individuais e coletivas da fase estadual dos Jogos Escolares Mato-Grossenses. O evento reuniu aproximadamente 25 mil alunos de 132 municípios do Estado. Esta foi a 9ª edição do evento, e pela primeira vez, Mato Grosso promoveu disputas em todas as modalidades propostas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Para a realização dos Jogos Escolas Mato-grossenses deste ano e garantia da participação dos estudantes nas etapas nacionais, o Governo do Estado investiu R$ 2 milhões, com recursos das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Esportes e Lazer (Seel).
Na etapa de Natal, participam os vencedores mato-grossenses nas modalidades Futsal, Voleibol, Basquetebol, Handebol, Ciclismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Luta Olímpica, Badminton, Atletismo e Natação, tanto masculino como feminino. Os campeões são estudantes de escolas públicas e privadas dos municípios de Araputanga, Barra do Garças, Brasnorte, Campo Verde, Cláudia, Cuiabá, Juína, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Nova Canaã do Norte, Paranatinga, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Rosário Oeste, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Santa Carmen, Várzea Grande e Vera.
Em Natal, acontecem competições para os estudantes da categoria B (12 a 14 anos). Já os vencedores da categoria A (15 a 17 anos) vão disputar medalhas em Belém (PA), em novembro. Maior evento estudantil esportivo do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de 2 milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo. Mais informações podem ser obtidas no site http://jogosescolares.cob.org.br/