PUBLICIDADE

Esmagado pela Sérvia, Brasil é eliminado do Mundial de Basquete

PUBLICIDADE

Na tarde desta quarta-feira, em Madri, Brasil e Sérvia se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Mundo de Basquete. Os sérvios atropelaram os brasileiros e venceram por 84 a 56, garantindo a vaga para a próxima fase, onde enfrentam o vencedor do duelo entre Espanha e França.

Diferente dos outros jogos do Mundial, onde o Brasil teve um mau começo e buscou a recuperação, a situação em Madri foi oposta. A Seleção começou bem, nivelando a partida, mas no terceiro quarto, quando estavam atrás no placar, duas faltas técnicas abalaram o psicológico dos atletas – a bola parou de cair e o Brasil não conseguiu se recuperar, e restou assistir aos adversários conquistarem a classificação de forma incontestável.

Os time se enfrentaram na primeira fase, quando o Brasil venceu por 81 a 73, mas desta vez a história foi bem diferente. A prova de que a vitória sérvia foi irrefutável está clara nos números: o Brasil teve aproveitamento de 34% das bolas de dois e 33% das bolas de três, enquanto os adversários anotaram 59% das tentativas de dois e 36% dos chutes de três.

O cestinha do jogo foi Teodosic, com 23 pontos e três rebotes. Bogdanovic também se destacou, com 12 pontos. Do lado do Brasil, os maiores pontuadores foram Varejão e Marquinhos, com 12 pontos cada. O jogador do Cleveland ainda pegou nove rebotes e Splitter pegou oito. Raulzinho, cestinha na partida contra a Argentina, marcou apenas seis pontos.

O jogo – O técnico Ruben Magnano começou com Huertas, Leandrinho, Marquinhos, Varejão e Splitter. Durante todo o primeiro quarto, o Brasil ficou encostado no placar, com a Sérvia mantendo a vantagem mínima. Varejão anotou oito pontos no período, mas com boa atuação de Bjelica, os sérvios saíram na frente por 21 a 17.

No segundo período, Alex buscou a virada com duas bolas de três seguidas. Teodosic descontou e colocou a Sérvia na frente novamente. O quarto foi bastante equilibrado. O Brasil chegou a virar o jogo com uma cravada de Nenê seguida por uma bandeja de Marquinhos, com assistência de Varejão (30 a 29), mas os adversários voltaram a pontuar e foram para o intervalo com vantagem de 37 a 22.

O Brasil não voltou bem dos vestiários o terceiro quarto e deixou a Sérvia alargar muito a vantagem. Faltando 7min41s, os europeus venciam por 43 a 34. A situação ficou crítica quando Varejão fez uma falta, Splitter e Marquinhos reclamaram e levaram uma falta técnica cada, dando seis lances livres de graça ao adversário. Os sérvios converteram cinco dos seis lances, e na sequência Markovic converteu uma de dois, aumentando a vantagem para 50 a 34 e abalando muito o psicológico dos atletas nacionais. O terceiro período acabou em 66 a 44.

O último quarto foi um passeio para a Sérvia, que tranquilamente confirmou o triunfo e garantiu a classificação para a semifinal. Novamente, o baixo aproveitamento do Brasil em lances livres ficou em evidência: foram 47% para os brasileiros contra 81% dos sérvios.

A Sérvia aguarda o resultado entre Espanha e França para conhecer seu adversário na semifinal do torneio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE