As equipes masculinas de basquete (Sinop), vôlei e handebol (Sorriso) estarão representando Mato Grosso nas Olímpiadas Escolares Brasileiras, categoria A, de 15 a 17 anos, que terão início no domingo (25), em Cuiabá. Além das modalidades coletivas, os dois municípios terão representantes no atletismo, com o experiente Aliffer Junior dos Santos (100 e 200 metros e revezamento), Rita de Cássia (saltos em distância e triplo) e Letícia Ferreira (salto em altura), de Sinop e mais oito atletas de Sorriso. As equipes garantiram as vagas após conquistarem títulos na etapa estadual, em setembro, em Primavera do Leste.
O evento contará com 29 delegações, sendo 26 de todos os estados brasileiros, uma do Distrito Federal, uma de Cuiabá (cidade-sede), além o Reino Unido, que marca a estreia de uma delegação estrangeira no evento. Será um momento muito importante para o esporte do Mato Grosso e de todo o país, já que a competição vai receber observadores de alguns países como Alemanha, Argentina, Portugal, Ucrânia, entre outros, que foram convidados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os visitantes internacionais farão visitas às instalações esportivas e ao Centro de Convivência, participarão de atividades culturais e da cerimônia de abertura.
Conforme Só Notícias já informou, onze ídolos do esporte brasileiro também já confirmaram presença no evento. São medalhistas olímpicos, panamericanos e de mundiais que, a convite do COB, desembarcam em Cuiabá como embaixadores da competição. Os craques compartilharão com o jovens atletas-estudantes a experiência adquirida nas grandes competições internacionais.
Entre eles estão atletas como Sara Menezes, judoca brasileira de apenas 22 anos que foi ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Com esse título se tornou a primeira atleta do judô feminino brasileiro a subir ao lugar mais alto do pódio, segundo o COB. Sarah treina desde criança e é bicampeã das Olimpíadas Escolares, além de ser a principal referência do judô no Norte e Nordeste do Brasil.
Na lista de estrelas podemos encontrar ainda nomes como Arthur Zanetti, ginasta que foi medalha de ouro na prova das argolas, nos Jogos Olímpicos Londres 2012. Zanetti começou na ginástica artística aos sete anos, por indicação de um professor de Educação Física, e aos 22 anos, em Londres, ganhou a primeira medalha olímpica da ginástica brasileira, conforme o COB. Durante a competição, os craques dão palestras, participam de rodas de bate-papo com os estudantes, visitam escolas e o centro de convivência, ou seja, interagem totalmente com os atletas.
A cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares Brasileiras acontece às 19h, no ginásio Aecim Tocantis, em Cuiabá, no domingo. As competições entre as melhores equipes do Brasil seguem até o dia 8 de dezembro.