Alunos do “Projeto de Artes Marciais Kravthaikick – 11º BPM Formando Cidadãos”, realizado pela Polícia Militar de Sinop, fizeram bonito no Pan Americano de Artes Marciais, em Santa Isabel (SP), no último dia 26, e além de medalhas e dois cinturões de campeões, conquistaram um dos maiores reconhecimentos do torneio, foi eleita a melhor equipe do Pan entre os seis países participantes.
O grupo formado por cerca de 12 atletas, conquistou 38 medalhas em diferentes posições, segundo o comandante da PM, tenente coronel Mariowillian Ribeiro Fujinaka, este é um projeto para resgatar valores, além das artes marciais. “Idealizamos a jornada há cerca de dois anos e, além das artes marciais, entramos com atividades de civismo, ordem unida, palestras. A ideia é formar o cidadão, ensinando-o, também, valores”.
A faixa etária atendida é de 12 aos 17 anos, correspondente ao que a polícia chama de intervalo crítico e propensos à atração e inserção dos jovens no mundo do crime.
Na última sexta-feira, o grupo de lutadores e militares apresentou os resultados das conquistas à prefeita Rosana Martinelli, durante uma recepção no Paço Municipal. “Fico muito orgulhosa porque vocês estão participando. Também, porque estão representando nossa cidade”, celebrou a chefe do executivo.
Alguns atletas nem vai ter muito tempo para comemorar, parte do grupo vai participar do Mundial de Artes Marciais, com disputas em Madri, Espanha, e Roma, na Itália. O trio formado pelo professor Genivaldo José da Silva, a professora Cris e a lutadora Lauana também busca apoio para marcar presença na competição.
Dos três, Genivaldo foi contemplado pelo último edital Lei de Incentivo ao Esporte, para viajar ao torneio. As outras duas seguem em busca de apoio para embarcar para a competição.