A primeira vistoria técnica dos representantes da Fifa e da CBF no local onde será construída a arena de multiuso (antigo Verdão) terminou no início da tarde. O estádio velho está sendo demolido, há duas semanas, para ser construído outro, até 2012, onde serão investidos mais de R$ 300 milhões. 80% de toda estrutura física do estádio será reaproveitada, principalmente na construção dos centros de treinamento para as seleções de futebol que jogarão em Cuiabá. O concreto será britado e reutilizado no aterro do novo estádio de futebol. A demolição é feita nos setores do fosso e parte da arquibancada. Os operários começaram a retirar a estrutura metálica da arquibancada coberta.
Os integrantes da comitiva viram a maquete do futuro Verdão e foram detalhadas as fases da obra. O presidente da Comissão Parlamentar de Acompanhamento da Copa do Pantanal (2014) da Assembleia Legislativa, deputado J. Barreto disse que os integrantes da Fifa “se mostraram otimistas com o trabalho acelerado que está sendo desenvolvido em Mato Grosso. Cuiabá é uma das poucas cidades que está cumprindo à risca o cronograma exigido pela Fifa. Tudo isso é positivo para a capital selar de vez como uma das subsedes da Copa de 2014”, destacou o parlamentar.
“Além da preocupação econômica, o momento é de pensar na preservação do meio ambiente. Por isso, as empresas responsáveis pela reciclagem estão trabalhando em conjunto com a Agecopa, para que os resíduos sejam reaproveitados e não jogados em lixões”, disse J. Barreto.
A demolição do Estádio José Fragelli – inaugurado em 1976 – começou no dia 26 de abril. Além de Cuiabá, as cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo também estão dentro do prazo para as obras.
A Assembleia Legislativa já aprovou em primeira votação um projeto de lei autorizando o Executivo emprestar R$ 406 milhões. A verba será aplicada nos projetos de construção e reforma da Arena de Multiuso – o Verdão – que receberá os jogos da Copa de 2014.