Embalados por triunfos fora de casa no meio de semana pelas partidas de ida das quartas de final da Copa do Brasil, Flamengo e Santos se enfrentam neste sábado, às 16h20 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por esta competição, o Rubro-Negro perdeu no fim de semana passada, por 2 a 1, para o Bahia e, com 31 pontos, continua ameaçado pelo risco de rebaixamento. O Peixe, que bateu o Goiás por 2 a 0 no domingo, tem cinco pontos a mais e ainda sonha com o G-4, a zona de classificação para a Copa Libertadores.
A expectativa entre os dois treinadores é que a partida deste sábado será disputada em alto nível.
"Acredito que o Flamengo tenha um time muito bem armado e que vem em constante crescimento no Campeonato Brasileiro e na temporada. Portanto, precisamos de muita cautela quando se encara um rival nessas condições e na casa dele. Mas o Santos tem mostrado também um crescimento e por isso espero um jogo em grande nível", disse Enderson.
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo, é só elogios para o rival deste sábado.
"O Santos tem uma mobilidade absurda e estamos muito preocupados com isso, ainda mais em um período de muitos jogos em sequência e todos complicados. Mas estamos preparados para esta partida e cientes de que vamos precisar jogar em alto nível para atingirmos nossos objetivos", analisou Vanderlei.
Ciente das dificuldades desta partida, os flamenguistas mais uma vez decidiram convocar seus torcedores para lotarem o Maracanã e ajudarem o time.
"Mais uma vez vamos precisar que os nosso torcedores joguem conosco, pois o adversário tem um time muito forte, com jogadores bem preparados e de grande nível. Precisamos ficar atentos ao longo dos noventa minutos, mantendo um alto grau de concentração, senão seremos surpreendidos", disse o volante Márcio Araújo.
Já os santistas pregam o equilíbrio para conter a pressão flamenguista.
"Com o apoio da torcida o Flamengo vai partir para cima do Santos e vamos precisar estar equilibrados em campo para atuarmos com inteligência. A minha expectativa é de um jogo complicado, mas temos condições de encontrar o melhor caminho para a vitória", disse o zagueiro David Braz.
Em termos de escalação o Flamengo tem um reforço para esta partida. O zagueiro Wallace, recuperado de dores na coxa direita, volta na vaga de Marcelo. O restante do time deverá ser o mesmo que venceu pela Copa do Brasil.
Já o Santos, para esta partida, não poderá contar com o meia Lucas Lima, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Portanto, Alan Santos deverá herdar a vaga, reforçando a marcação no meio-de-campo.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram no Pacaembu, em São Paulo (SP), e, em um jogo fraco tecnicamente, empataram sem gols.