O Vasco voltou a decepcionar no Campeonato Carioca. Em partida válida pela quinta rodada, o time dirigido por Doriva não passou de um empate por 1 a 1 com o Barra Mansa, na noite desta quarta-feira, em São Januário.
O resultado fez a equipe cruz-maltina chegar aos 11 pontos e ocupar o quarto lugar, mas pode cair para a quinta posição, caso o Flamengo, que joga nesta quinta-feira, alcance um resultado positivo. O Barra Mansa, que promoveu a estreia do técnico Manoel Neto, conquistou seu segundo ponto e subiu para a 12ª colocação.
O resultado foi justo e premiou o desempenho do Barra Mansa que mostrou muita aplicação e construiu as melhores chances de gol na partida. O Vasco foi uma equipe desorientada que se esforçou muito, mas que não mostrou inspiração. Os gols foram marcados por Vitinho, para o Barra Mansa, e Rafael, para o Vasco. Bernardo foi expulso de campo, junto com André Duarte, e desfalcará a equipe no clássico de domingo diante do Fluminense.
N próxima rodada, o Vaco enfrentará o Fluminense, no Engenhão. O Barra Mansa vai encarar o Resende no clássico sul-fluminense.
O jogo – A exemplo do que aconteceu na partida diante do Flamengo, o Barra Mansa começou a partida concentrado na defesa, sem um atacante sequer para incomodar os zagueiros cruz-maltinos. O Vasco, por sua vez, tocava a bola com calma, esperando abrir espaços para penetrar, mas encontrava muita dificuldade para concluir as jogadas.
O primeiro momento de perigo aconteceu aos dez minutos e foi armado pelo Barra Mansa quando Vitinho ganhou a dividida com Christiano, invadiu a área, mas demorou a chutar e acabou bloqueado por Luan na hora do chute.
Três minutos depois foi a vez de Montoya errar ao tentar armar a jogada. A bola ficou com Erick que lançou Leandro Teixeira que invadiu a área e chutou cruzado, mas Martín Silva fez ótima defesa.
No ataque, Thalles, muito isolado entre os zagueiros, só era acionado através de cruzamentos facilmente bloqueados pela defesa do Barra Mansa.
O Vasco só criou sua primeira chance de gol, aos 24 minutos. Marcinho recebeu na esquerda, se livrou de dois marcadores, e chutou forte para grande defesa de Thiago Leal que espalmou para escanteio.
O time do interior evitava cometer faltas na proximidade da sua grande área. Ao contrário do que aconteceu na vitória sobre o Macaé, os cruz-maltinos não tinham chances de usar a bola parada em lances que levassem perigo para o gol defendido por Thiago Leal.
Só aos 39 minutos é que o Vasco voltou a levantar sua torcida. Bernardo bateu falta e Thalles ganhou da zaga, mas cabeceou sem qualquer perigo. A resposta do Barra Mansa veio em escanteio cobrado por Walace que quase surpreende Martín Silva, mas o goleiro uruguaio acabou aliviando o perigo. Ao final do primeiro tempo, a torcida cruz-maltina, insatisfeita com o desempenho, vaiou a sua equipe.
O Vasco voltou para o segundo tempo com duas substituições que modificaram o esquema. O meia paraguaio Julio dos Santos entrou no lugar do volante Serginho, enquanto o meia colombiano Montoya saiu para a entrada do atacante Rafael Silva que se juntou a Thalles na área do Barra Mansa.
Aos quatro minutos, o Vasco quase marcou. Marcinho recebeu um passe de Luan e chutou cruzado. A bola desviou em Thiagão e ia surpreendendo Thiago Leal, mas o goleiro do Barra conseguiu evitar que a bola entrasse. No minuto seguinte, o goleiro do Barra Mansa voltou a brilhar ao defender, em grande estilo, uma bomba de Thalles.
Quando tudo indicava que que a equipe da casa sairia na frente, o Barra Mansa marcou o primeiro gol, aos oito minutos. Guiñazu errou o lançamento no meio-campo e a bola sobrou para Vitinho que arriscou e mandou no ângulo direito, sem chances de defesa para Martín Silva.
A desvantagem deixou a equipe de São Januário muito nervosa, errando passes e arriscando chutes sem direção como aconteceu com Bernardo que bateu falta aos 12 minutos, sem levar qualquer perigo ao gol de Thiago Leal.
A pressão cruz-maltina aumentou e, aos 17 minutos, Lorran cruzou na área e Rafael Silva, de cabeça, encobriu o travessão de Thiago Leal.
Doriva tentou tranquilizar a equipe na parada técnica, mas o Vasco seguiu mostrando muito nervosismo e errando muitos passes para desespero da torcida.
Aos 29 minutos, Julio dos Santos fez bom lançamento para Marcinho, mas o goleiro Thiago Leal, num salto acrobático, conseguiu evitar que o atacante vascaíno colocasse a bola nas redes.
A pressão cruz-maltina aumentou e, aos 35 minutos, o Vasco conseguiu empatar a partida. Bernardo levantou na área e Rafael Silva, inteiramente livre, cabeceou para deixar tudo igual.
O Vasco tentou partir para buscar o desempate, mas quase sofreu o segundo gol em chute de Sena, muito bem defendido por Martín Silva. O goleiro voltou a aparecer bem em chute violento de Walace.
Logo depois, Bernardo e André Duarte se desentenderam e acabaram expulsos. Nos minutos finais, o Vasco tentou pressionar em busca da vitória, mas o Barra Mansa soube se defender e garantir o empate.