Na noite desta quinta-feira, o Cruzeiro recebeu, em um Mineirão lotado, o Náutico, em partida que encerrou a participação das equipes na Série B de 2021. O jogo, terminado em 0 a 0, foi marcado pelas despedidas de Rafael Sóbis, que encerrou sua carreira, e de Ariel Cabral, que se despede do Cruzeiro após seis anos.
A partida não significava mais nada para as equipes, que já não tinham mais pretensões na competição. O Cruzeiro encerra a temporada com 48 pontos, na 11ª posição, enquanto o Náutico vai a 53, em oitavo.
O jogo – Empalado por um Mineirão lotado e pulsante, o Cruzeiro dominou as ações na primeira etapa, com maior posse de bola e maior número de finalizações. A Raposa tentou em jogadas de Claudinho, Marcelo Moreno e Giovanni, mas, com boa atuação do goleiro Anderson, a bola não entrou nos 45 iniciais.
No segundo tempo, o desenho do jogo se manteve o mesmo e, logo no início, o Cruzeiro quase abriu o placar com a esperteza de Moreno, que se jogou na frente da bola enquanto, na saída de bola, o goleiro tentava rifar para o ataque. Após o desvio, a bola passou rente à trave esquerda.
Em seguida, aos 21 minutos, o som do estádio aumentou. Luxemburgo optou por sacar Giovanni para a entrada do ovacionado Rafael Sóbis, camisa 10, em seus minutos finais como jogador de futebol.
Pouco depois, aos 32, foi a vez de mais um jogador entrar em campo para se despedir. Marcelo Moreno deu lugar a Ariel Cabral, que fez seu último jogo pelo Cruzeiro, o de número 200. O volante se despede da Raposa ocupando o posto de estrangeiro que mais jogou pelo clube.
No decorrer da partida, o Cruzeiro foi mostrando cansaço e o ímpeto antes mostrado foi diminuindo. Por mais que a equipe tentasse, a bola teimava em não entrar. No fim do jogo, ainda tiveram algumas oportunidades. Furada de Vitor Roque, bola na trave de Ariel Cabral e chute para fora, mais uma vez com o gol livre, de novo com Vitor Roque. Não teve jeito, apesar de toda a festa no Mineirão e domínio da Raposa, o jogo terminou no 0 a 0.