A derrota para o Juventude custou ao Internacional a invencibilidade no Campeonato Gaúcho. Nesta quarta-feira, o Colorado tenta recuperação diante do Aimoré, no Beira-Rio, a partir das 19h30 (horário de Brasília). O objetivo não é apenas vencer e deixar o incômodo 8º lugar na tabela do estadual, mas também testar um time que poderá ser utilizado diante do Emelec, no Equador, dia 18, pela Libertadores.
A formação é inédita no Inter de Diego Aguirre: um 3-5-2, esquema não utilizado com regularidade no Beira-Rio desde os tempos do também uruguaio Jorge Fossati, que costumava usar este sistema em jogos fora de casa pela Libertadores. Há vários motivos para a escolha de Aguirre. O primeiro deles passa pelos desfalques no meio-campo.
Três jogadores importantes estão lesionados: Anderson, Aránguiz e D’Alessandro. Destes, apenas o primeiro voltou a treinar, mas ainda assim é dúvida para o jogo contra os equatorianos. O chileno e o argentino devem ser desfalque por mais dez dias. Com isso, diminuem as opções para a articulação, e uma das saídas é atuar apenas com Alex na criação.
Outra razão para a mudança de esquema é a segurança defensiva. Com seis gols tomados em três jogos, o Inter tem uma das piores defesas da Libertadores. No Gauchão, o time titular levou cinco gols em três jogos, desempenho semelhante. Léo e Fabrício, que têm apresentado problemas na marcação, ficam mais aptos para subir nesta formação. Atrás, Juan será o líbero, com Ernando e Réver ao seu lado.
Os jogadores aprovam a mudança: “é bom mudar. Todo mundo sabe como o Inter joga, precisamos surpreender. Sem dúvida preocupa a quantidade de gols que sofremos, e se o treinador mudar o esquema para buscar solidez defensiva eu acho muito bom”, analisa o volante Nicolás Freitas.
A única peça que certamente iniciará o jogo desta quarta, mas não tem condições de jogar em Manta, é o argentino Lisandro López. Fora da lista inicial da Libertadores, o centroavante só jogará a partir das oitavas de final no torneio. Ainda assim, para adquirir ritmo de jogo, começará pela segunda vez seguida uma partida pelo Inter. Vitinho ficará no banco de reservas, e Eduardo Sasha segue entre os titulares. Nilmar, lesionado, não deve sequer viajar ao Equador.
A exemplo do Inter, o Aimoré faz campanha razoável no Campeonato Gaúcho. A equipe de São Leopoldo também tem 13 pontos, e está em 9º lugar pelos critérios. No domingo, decepcionou a torcida ao empatar em casa com o fraco Veranópolis, por 0 a 0.
Gauchão – 10ª rodada
Quarta, 11/03
17:00 – Caxias x Lajeadense
19:30 – Internacional x Aimoré
20:30 – São Paulo x São José, Novo Hamburgo x Cruzeiro, Veranópolis x Avenida
22:00 – Ypiranga x Grêmio
Quinta, 12/03
16:00 – União Frederiquense x Juventude
20:00 – Passo Fundo x Brasil