Joel Santana é o novo técnico do Vasco. Após reuniões nos últimos dias entre o treinador e a cúpula de futebol cruz-maltina, ele acertou um contrato até o fim do ano e chegará com a missão de ser uma espécie de "bombeiro" em São Januário, já que o clube vive um momento turbulento dentro e fora de campo. O principal – e talvez único – objetivo é recolocar o time na Série A do Campeonato Brasileiro. Campeão ou não.
O ex-jogador Felipe, cria das categorias de base do Vasco e ídolo da torcida, poderá ser o auxiliar-técnico. Além do contrato de apenas quatro meses, que inclui prêmios em caso de acesso ou título, Joel Santana terá um salário que se encaixa no teto do clube: R$ 150 mil mensais.
Joel foi um pedido do presidente Roberto Dinamite, que é amigo pessoal do treinador desde os tempos em que ambos eram jogadores. A princípio, o nome teve grande resistência internamente, mas, com as opções escassas no mercado diante das condições oferecidas pelo Vasco, Joel acabou ganhando força nos últimos dias.
O Vasco esteve muito perto de acertar com Enderson Moreira no início desta semana. Porém, após receber um contato do Santos – que já pensava em demitir Oswaldo de Oliveira – o treinador mudou o tom da conversa, e a diretoria vascaína encerrou as conversas. A partir daí, três nomes permaneceram na disputa pela vaga: Joel Santana, Renato Gaúcho e Arthur Bernardes. O comandante que tem 65 anos e quatro passagens pelo Vasco, então, foi o escolhido.