Pela tradição e história, o encontro entre Palmeiras e Corinthians já chama a atenção por si só. Mas o clássico de hoje, às 16 horas (horário de Brasília), em Presidente Prudente, tem ingredientes especiais. Em campo, os eternos rivais vão brigar pelo posto de melhor paulista no Campeonato Brasileiro. Portanto, um triunfo pode proporcionar uma arrancada na briga pela liderança.
Nas tribunas do estádio Prudentão, uma motivação extra: a presença do badalado Muricy Ramalho, o novo técnico do Verdão.
Na classificação, o Palmeiras tem uma ligeira vantagem sobre o adversário. A equipe de Palestra Itália tem 25 pontos e está na vice-liderança da competição – o Corinthians é o quarto, dois pontos atrás. Sem perder para o adversário desde outubro de 2006, em uma sequência de cinco clássicos, o Verdão não consegue esconder a motivação que cerca o jogo e a chance até de alcançar a ponta do Brasileirão, dependendo de uma combinação de resultados.
"Desce criança, eu via os clássicos regionais e sempre sonhei em participar deles. Se você for bem, o mundo inteiro está vendo. É o tipo de jogo que qualquer jogador quer jogar", explica o meia Diego Souza, que completa 100 jogos pelo Verdão. "Será especial", completa.
Durante a semana, o Corinthians foi alvo de perdas importantes. O volante Cristian e o lateral esquerdo André Santos partiram para o Fernarbahce, da Turquia. Nos próximos dias, outras peças ainda podem sair. Mesmo assim, o Timão manteve a boa fase e bateu o Vitória, no Pacaembu.
Embora o Palmeiras tenha perdido sua invencibilidade com o interino Jorginho contra o Goiás, o Corinthians aguarda uma partida equilibrada. "Vai ser um jogo duríssimo como todos os clássicos, sobretudo pela qualidade do adversário",. assegura o técnico Mano Menezes.
No único jogo entre os arquirrivais em 2009, durante a fase de classificação do Paulistão, o Corinthians obteve um empate com sabor de vitória, pois soube explorar a presença de Ronaldo, que marcou seu primeiro gol na volta ao futebol brasileiro. Experiente, Mano Menezes vê o aspecto emocional como fundamental hoje.
"A gente sabe que é um jogo com uma história muito grande, que envolve outras questões também que você tem que saber trabalhar, mas nós vamos estar fortes e com condição de fazer um bom clássico".
Ficha Técnica:
Corinthians – Felipe; Alessandro (Diogo), Chicão, William (Jean) e Diego; Jucilei, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho. Técnico: Mano Menezes.
Palmeiras – Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Edmilson, Cleiton Xavier e Diego Souza; Ortigoza e Obina. Técnico: Jorginho (interino).