O Santos conquistou uma importante vitória sobre o Grêmio, nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico. O Peixe saiu atrás no primeiro tempo, mas virou o placar no segundo tempo e ganhou do Tricolor Gaúcho por 2 a 1, nesta partida que foi válida pela 16° rodada do Campeonato Brasileiro.
Essa vitória impulsionou a ascensão santista na tabela da competição. Agora, o time da Vila Belmiro ocupa a quarta colocação do torneio, com 24 pontos ganhos e levando a melhor nos critérios desempate sobre Internacional, Cruzeiro e Ceará. Enquanto isso, os gremistas seguem na zona do rebaixamento, em 17° lugar, com apenas 15 pontos.
Na próxima rodada, o Santos recebe o Goiás, no sábado, às 18h30 (horário de Brasília), no Pacaembu. Já os gaúchos jogam contra o Atlético-PR, no domingo, também às 18h30, na Arena da Baixada.
O jogo – O Santos começou a partida logo assustando o gol de Victor. Aos dois minutos, em jogada ensaiada durante cobrança de escanteio, Neymar levantou a bola para a área, o zagueiro Edu Dracena cabeceou, desperdiçando uma boa oportunidade de abrir o placar.
Mas, se os santistas não fizeram o gol, os gremistas não perdoaram. Aos cinco, após erro na saída de bola, o Tricolor Gaúcho aproveitou para marcar o seu primeiro gol. O meia Douglas cruzou da esquerda e o atacante Borges se antecipou a Durval para, de cabeça, mandar a bola para o fundo das redes.
Empolgado pela vantagem no placar, o Grêmio, que perdeu Willian Magrão contundido aos dez minutos – Fernando entrou em seu lugar -, quase ampliou a sua vantagem. Aos 14, Borges ajeitou para Jonas passar pela marcação, dentro da área, ficar frente a frente com Rafael e mandar a bola à direita do gol do Peixe.
Na sequência, aos 16, o Alvinegro Praiano respondeu com Neymar. O camisa 11 recebeu a bola na entrada da área só que, pressionado pela zaga adversário, chutou fraco para defesa em dois tempos de Victor.
Aos 24, os donos da casa voltaram a assustar com Souza. Em cobrança de falta, o meia bateu direto para o gol, exigindo boa intervenção de Rafael que, atento, espalmou a bola, evitando o segundo gol do Tricolor Gaúcho.
Depois dessa chance, nenhuma das duas equipes teve mais claras oportunidades para marcar gol antes do final do primeiro tempo. Insatisfeito com o rendimento de seu time, o técnico Dorival Júnior resolveu mexer no ataque. O centroavante Marcel deu lugar ao meia-atacante Zé Eduardo. Com essa substituição, o treinador santista pretendia dar mais velocidade a sua linha ofensiva.
Com sete minutos da etapa complementar, o Santos poderia ter empatado o confronto. Primeiro, com Marquinhos, que arriscou uma finalização de fora da área, dificultando a defesa de Victor. No rebote, Zé Eduardo bateu forte e o goleiro gremista, mais uma vez, defendeu. A bola ainda explodiu no travessão antes de sobrar para Neymar, que pegou fraco na bola, facilitando a defesa de Victor.
Aos 13, mais uma boa oportunidade perdida pelos santistas para deixar tudo igual no placar. O meia Paulo Henrique cruzou da esquerda para Zé Eduardo. O avante tocou mal de cabeça, mandando a bola pela linha de fundo.
Melhor em campo, o Peixe logo chegou ao empate. Aos 22, após boa trama do ataque alvinegro, Zé Eduardo sofreu pênalti. No lance, Ganso se machucou e teve que sair do jogo, substituído por Zezinho. Na cobrança de pênalti, aos 24, Neymar bateu no ângulo esquerdo de Victor, sem chances de defesa para o arqueiro gremista.
Depois de sofrer o gol de empate, o técnico Renato Gaúcho tirou Douglas para a entrada de Leandro. Porém, foram os visitantes que voltaram a assustar no campo de ataque. O lateral esquerdo Alex Sandro arriscou de fora da área, para boa defesa de Victor, que voou no canto direito para evitar o gol da virada santista.
Só que se Alex Sandro quase anotou o segundo gol de sua equipe, também complicou a situação de seu time no duelo, ao receber dois cartões amarelos num espaço de três minutos, sendo expulso aos 35. Com isso, Dorival sacou o meia Marquinhos para a entrada do lateral Danilo. Renato Gaúcho tirou Fernando para colocar Maylson em campo.
E, mesmo com um jogador a menos, o Alvinegro Praiano teve uma grande oportunidade de sair de Porto Alegre com a vitória. Neymar fez boa jogada individual e sofreu pênalti de Vilson. Na cobrança, aos 41, Victor acertou o canto e fez uma grande defesa, evitando a virada do Santos naquele momento.
No entanto, ainda havia tempo para que o Peixe chegasse à vitória. Nos acréscimos, Neymar tirou a marcação e soltou a bomba, exigindo boa defesa de Victor. Só que, no rebote, o volante Rodriguinho emendou com força e precisão a bola para o fundo do gol, dando um triunfo dramático aos santistas.