O Brasil já está escalado para o último amistoso antes da Copa America, neste domingo, contra o Chile, às 11h (de Brasília), mas só quem sabe o time até agora é o técnico Dunga. “Já soltei lá no treino”, disse ele, na coletiva provocando risadas. “Vamos esperar um pouquinho para ver a recuperação dos jogadores que ainda sentem um pouco, o último jogo foi puxado, de muita velocidade”, completou o treinador.
Dunga comandou um treino secreto no estádio dos Emirados, em Londres, e a imprensa só pôde entrar para ver um rachao nos últimos 15 minutos. Na atividade, o time verde tinha Marcelo Grohe, Gil, Miranda, Willian, Felipe Luís, Luiz Gustavo, Oscar, Thiago Silva, Elias, Luiz Adriano, Gabriel Paulista e Neymar, e enfrentou os amarelos, que contava com Diego Alves, Fernandinho, Fabinho, Danilo, Robinho, Douglas Costa, Marcelo Souza, Phillipe Coutinho e Firmino. Jefferson fez uma movimentação a treinou à parte com o preparador de goleiros Taffarel.
O técnico antecipou que o grupo para a Copa América não está fechado, mas adiantou não vai testar mais ninguém. Só vai incluir quem já tenha sido chamado até agora.
“Quem nunca jogou até agora fica difícil”, declarou Dunga, dizendo que a lista final ainda está aberta. “Temos tempo. Se eu tenho seis meses para tomar uma decisão, não seria inteligente tomar hoje. São seis meses de observações de comissão técnica, o tempo é muito precioso, vamos aproveitá-lo para buscar mais subsídios e tomar a decisão mais correta possível”, completou.
O certo é que o treinador deve fazer várias mudanças na última chance que tem de testar jogadores. São boas as chances de que Robinho e Phillipe Coutinho possam provar que merecem um lugar na Copa América.
Dunga foi questionado pela BBC porque nao tinha feito uma mudança radical de nomes quando assumiu no lugar de Felipão. “Quando se ganha não está tudo certo, e quando se perde não está tudo errado. Alguns jogadores não tiveram o desempenho esperado na Copa, mas nós conhecemos e acreditamos neles”, explicou, apontando ainda que “a história do passado e muito recente nos diz que as mudanças radicais poucas vezes deram certo ou nunca deram certo. Então, a gente tem que aproveitar da experiência de jogadores de uma Copa do Mundo e a juventude de alguns jogadores novos”.
Aos chilenos que vão sediar a Copa América, Dunga disse que “vai ser uma das mais difíceis. O Chile vem crescendo muito nos dois últimos mundiais. Fez uma Copa muito boa no Brasil tem um treinador competente, que sabe usar bem os jogadores, então vai ser uma ótima partida”.
Os jornalistas ingleses quiseram saber se Dunga acha que Neymar, com 43 gols em 61 jogos, vai superar a marca de Pelé com 77 em 92 jogos.
“O recorde que a gente quer que ele bata é superar a marca de Pelé em Copas do Mundo (três títulos, em 1958, 1962 e 1970). Isso é mais importante. Quanto aos gols, não vai ter muito problema”, disse o técnico.
Na comparação entre Neymar e Messi, ele disse que os dois são reconhecidos agora em pé de igualdade.
“O Neymar chegou muito jovem ao Barcelona, diferente do Messi, que praticamente cresceu lá. E, mesmo assim, já consegue ter um papel tão importante. Tantos que as pessoas veem o Neymar. Antes, só viam o Messi no Barcelona, agora também veem o Neymar”, declarou.