Sem Lúcio, Tobio, Wellington, Marcelo Oliveira e Thiago Martins, todos machucados, Dorival Júnior poderia improvisar um volante na zaga para enfrentar o Fluminense, neste sábado. Mas preferiu não inventar. O técnico aposta no conhecimento de Nathan, zagueiro de 19 anos que estreará como profissional logo como titular, e no Maracanã.
“Vimos o trabalho do Nathan para conhecê-lo mais. Pela necessidade, prefiro um atleta da função em vez de improvisar. É um atleta que vinha trabalhando há uma semana e o escolhi acreditando que possa estar preparado, até porque o trabalho na base do Palmeiras vem sendo muito bem desenvolvido, tanto que alguns começam a ter oportunidade”, elogiou o treinador.
Sincero, o comandante sabe que era melhor testar o garoto em outra situação, até porque o clube ainda está à beira da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Mas Dorival confia na própria capacidade de concentração de Nathan antes do primeiro desafio na carreira.
“Não é o momento adequado, lógico. Mas é o momento em que o atleta se supera e se prepara para um jogo tão importante, o primeiro como profissional”, imaginou o ex-volante, que ainda vê o novo titular em período de transição entre as equipes sub-20 e principal do Verdão.
“Espero que ele e o Victorino se deem bem e possam nos dar equilíbrio para uma partida segura contra uma das grandes equipes do Brasil, bem treinada pelo Cristóvão Borges”, elogiou Dorival Júnior.
O treinador confirmou a formação que usou durante toda a atividade técnica da manhã desta sexta-feira. Às 18h30 (de Brasília) deste sábado, no Maracanã, o Palmeiras entra em campo com: Fábio; Weldinho, Nathan, Victorino e Victor Luis; Renato e Eguren; Leandro, Diogo e Juninho; Henrique.
A lista de desfalques do Verdão tem Tobio, Marcelo Oliveira, Wendel, Lúcio, Wesley, Valdivia, Allione, Bernardo e Bruninho, todos com problemas musculares, Fernando Prass, em recuperação de cirurgia no cotovelo direito, Wellington, com lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo, Thiago Martins, que sente dores no joelho direito operado em janeiro, e Mateus Muller, em recuperação de lesão no pé esquerdo.
O técnico, contudo, comprova sua valorização da base ao convocar o lateral direito João Pedro, outro que pode estrear como profissional. Confira todos os 21 relacionados por Dorival:
Goleiros: Fábio e Deola
Laterais: Weldinho, Victor Luis, Juninho e João Pedro
Zagueiros: Victorino, Nathan e Gabriel Dias
Volantes: Eguren, Renato e Josimar
Meias: Mendieta, Felipe Menezes, Patrick Vieira e Mazinho
Atacantes: Diogo, Leandro, Henrique, Cristaldo e Mouche