Para evitar desistências de última hora e ter que refazer toda a tabela de jogos, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) decidiu estipular multa e suspensão para o clube que vier a desistir de disputar o Campeonato Estadual de 2015. Na verdade, no regulamento do torneio já existe este tipo de sanção, mas geralmente a entidade sob comando de Carlos Orione sempre amenizava a situação.
Agora, com a interinidade de Helmute Lawisch, quem deixar de entrar em campo antes do pontapé inicial será multado em R$ 50 mil, gancho de dois anos e mais o rebaixamento à Segunda Divisão que ocorre de forma imediata. No Estadual deste ano, por exemplo, o Sorriso Esporte Clube, que tinha acabado de conseguir o acesso em 2013, acabou desistindo de disputar o campeonato.
O Mato-grossense do próximo ano está previsto para ser aberto no dia 1º de fevereiro. Na rodada inaugural, haverá rodada dupla na Arena Pantanal envolvendo Cuiabá e Dom Bosco na preliminar e em seguida, jogo de fundo, o ‘Clássico dos Milhões’ envolvendo Clube Esportivo Operário Várzea-grandense e Mixto.
Ainda na primeira rodada haverá o clássico local entre União e Rondonópolis Esporte Clube (REC) no Luthero Lopes. Já na região Norte do Estado, o Sinop recepcionará o Luverdense. Cacerense e Poconé vão folgar na abertura do campeonato.
Na primeira fase, os times vão se enfrentar em turno e returno dentro dos respectivos grupos, classificando-se para a segunda etapa do campeonato os três primeiros colocados de cada chave. Nesta fase, os classificados das Chaves A e B medirão forças em turno e returno. Vão passar para a fase semifinal os quatro times que somarem o maior número de pontos ao término das quartas-de-final.
Os últimos colocados de cada grupo serão rebaixados à Segunda Divisão do Campeonato Mato-grossense de 2016.