O Fluminense visita o Atlético-MG, neste domingo, às 18h10 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pela estréia das duas equipes no Campeonato Brasileiro. O jogo, porém, perdeu um pouco de interesse porque ambos os times estão mais preocupados com confrontos do meio de semana. O Tricolor carioca vai duelar com o São Paulo pelas quartas-de-final da Copa Libertadores, enquanto o Galo faz o jogo de volta pela mesma fase, só que na Copa do Brasil, diante do Botafogo.
Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, conversou com seus jogadores e pediu o máximo de empenho dentro de campo diante do Atlético, por entender que é muito importante para o Tricolor pontuar na estréia no Nacional. O fato de ser um time misto que ele vai mandar a campo, segundo o treinador, não muda em nada a obrigação de seus comandados.
‘O Fluminense, nos últimos meses, se caracterizou por ser um time que não tem reservas e nem titulares e sim um grupo preparado para entrar em campo em qualquer situação. Confio nos atletas que estou escalando e sei que eles têm condições de fazer uma grande partida e ajudar o time a conquistar um bom resultado’, disse Renato. Para o comandante do Fluminense, o seu time vai precisar saber dosar bem o ritmo para segurar o ímpeto inicial do Atlético. Renato Gaúcho acredita que o Galo vai partir para cima no início do confronto.
‘O Atlético Mineiro, pelo que sei, não vai poupar os titulares, apenas algumas peças. Por isso, jogando em casa, vai partir com tudo para definir logo o resultado. Vamos precisar de inteligência para segurar o ímpeto inicial deles, dosar bem o ritmo e tentar vencer na base dos contra-ataques’, disse Renato.
O treinador decidiu poupar todos os titulares. Dos que vinham jogando com freqüência, apenas o goleiro Fernando Henrique e o meia Arouca, este que foi barrado por Cícero na Copa Libertadores, serão titulares. Caberá a Arouca a função de dar criatividade ao time.
‘Vou jogar como se fosse um meia, como já aconteceu outras vezes, e encaro com a mesma seriedade de sempre. Estão me cobrando muito porque tenho atuado mais para a equipe’, explicou Arouca.
Pelo lado do Atlético o técnico Geninho só vai anunciar a formação que vai a campo no vestiário, minutos antes da partida. Ele avisou que vai poupar alguns titulares, mas descartou a possibilidade de escalar um time misto.
‘Não quero mandar a campo um time misto porque não podemos nos descuidar tanto assim do Campeonato Brasileiro. Mas é claro que a prioridade é a Copa do Brasil, pois estamos a cinco partidas do título’, explicou Geninho.
Para o treinador do Atlético Mineiro, o fato de sua equipe escalar um time inteiro de reservas não aumenta em nada a responsabilidade do Galo. Ele espera um adversário bem complicado.
‘As pessoas têm uma idéia equivocada que um time reserva ou misto facilite as coisas para o adversário. Os jogadores do Fluminense que vão entrar em campo talvez estejam mais motivados do que estariam os titulares, já que precisam mostrar ao Renato Gaúcho que podem jogar na Copa Libertadores. Será um jogo muito complicado e por isso precisamos estar ligados’, disse Geninho.
Ficha Técnica
Atlético-MG x Fluminense
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 11 de maio de 2008 (Domingo)
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Assistentes: Antônio Carlos de Oliveira (ES) e Fabiano Ramires (ES)
Atlético-MG: Juninho, Coelho, Marcos, Vinícius e Renan; Rafael Miranda, Márcio Araújo e Petkovic; Danilinho, Almir e Marques
Técnico: Geninho
Fluminense: Fernando Henrique, Carlinhos, Anderson, Sandro e Dieguinho; Fabinho, Romeu, Arouca e David; Tartá e Alan
Técnico: Renato Gaúcho