O clássico contra o Botafogo deste domingo marca o reinício de um projeto no Flamengo. Novamente sob comando de Vanderlei Luxemburgo, o Rubro-Negro trabalha para ter reforços no ataque, mas pode sofrer com desfalques no setor defensivo. O suspenso Chicão e o lesionado Samir estão fora, assim como Erazo, que deve ser negociado.
Chicão acabou expulso na goleada por 4 a 0 sofrida diante do Internacional, no último domingo, enquanto Samir segue ausente devido a um estiramento muscular na coxa esquerda. Por último, o equatoriano Erazo está de malas prontas para rumar ao futebol espanhol, e pediu para não defender mais o clube. Desta forma, a zaga rubro-negra tem Wallace como única peça provável, com Fernando e Frauches brigando pela segunda vaga. André Santos, após ser agredido por torcedores, dá lugar a João Paulo.
Como se os desfalques na defesa já não fossem o bastante, Luxemburgo ainda não poderá contar com o volante Amaral, advertido com o terceiro cartão amarelo na última rodada. A ausência abre espaço para a possível estreia do volante argentino Héctor Canteros, contratado junto ao Vélez Sarsfield. Com opções limitadas, o treinador pelo menos pode ampliar o poder de fogo do ataque flamenguista, já que tem Eduardo da Silva à disposição.
O clássico contra o Botafogo vale pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro e será disputado no Maracanã, às 18h30 (de Brasília) deste domingo. Lanterna da competição com sete pontos conquistados em 11 partidas, o Flamengo precisa do triunfo para ganhar fôlego na luta contra o rebaixamento.