Os deputados estaduais derrubaram por 15 votos a um, o veto do governo do Estado sobre o projeto de lei que prevê a destinação de R$ 2 milhões para os clubes de futebol profissional de Mato Grosso. Durante sessão noturna, realizada ontem, os parlamentares defenderam o projeto de lei de autoria dos deputados José Riva (PSD) e Ondanir Bortolini, o “Nininho (PR)”, e destacaram a importância de fomentar o esporte em função da realização da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá.
“Devemos olhar o esporte como nova fonte de geração de emprego e renda, por isso, apresentamos o projeto e foi aprovado imediatamente pelo colegiado de deputados. Mato Grosso sediará a Copa do Mundo, se o governo não tem condição de destinar este recurso para os clubes, não tem fundamento receber este evento mundial”, argumentou o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva.
Ele aproveitou a oportunidade para defender a ampliação do investimento no futebol amador, profissional e nas categorias de base dos clubes. Com o veto do Poder Executivo, os representantes da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) e dirigentes de clubes estiveram na sessão para pedir ajuda dos deputados para a derrubada. A maioria dos parlamentares defendeu a destinação de recursos e utilizaram a tribuna para salientar a importância do futebol para o Estado.
Após a confirmação da derrubada do veto, o projeto segue novamente para o Poder Executivo Estadual, que analisa se destina ou não o recurso.
A proposta autoriza o Poder Executivo a premiar os 10 clubes de futebol profissional do Estado que participaram do Campeonato Estadual, os representantes no Campeonato Brasileiro da Série C, da Série D, aqueles que estiveram na Copa do Brasil, Campeonato Mato-grossense Sub 17, participantes da Copa São Paulo de Juniores, além de clubes sub 17 campeão e vice-campeão do Campeonato Estadual deste ano. Os R$ 2 milhões seriam distribuídos para os clubes por participação em campeonatos e conquista de título.