Ela tem apenas 17 anos, mas já tem um currículo invejável. Foi figura fundamental na conquista do pentacampeonato de vôlei da categoria feminina juvenil em Ancara, na Turquia. Ana Tiemi, com um 1,87 m de altura, foi a capitã da seleção. Ela chegou nesta terça-feira em Nova Mutum, onde mora sua mãe, que é funcionária da prefeitura municipal. O pai está no Japão.
“Foi aqui que eu comecei, com cerca de 8 anos de idade”, explicou ela, ao Só Notícias. Sempre que pode, ela volta a cidade para ver a mãe e os amigos. Ontem, foi recebida pelo prefeito Adriano Pivetta. “Tenho muito carinho pela cidade, por seus moradores”, acrescentou.
Sobre a conquista do Penta, ela disse que nunca sentiu uma emoção tão forte. “Quando vi a bandeira do Brasil tremulando no alto do pódio, nossa, foi inexplicável. Acho que foi emocionante principalmente por causa da nossa dedicação, foram 4 meses de muito treino, concentração absoluta, a gente abriu mão de família, namorado, tudo. Nós merecemos a vitória”, disse ela.
As adversárias mais difíceis, segundo Tiemi, foi a seleção da Itália, na semi-final. “Não pelo nível de jogo das italianas, que é muito bom, mas porque já tinhamos perdido uma semi-final para elas há cerca de 2 anos. Jogamos muito tensas e cometemos muitos erros. Mas no final, a gente conseguiu se acalmar. Vencemos por 3 sets a 2”, disse ela.
Ana pretende passar mais alguns dias com a mãe, em Nova Mutum e depois volta a Belo Horizonte, onde retoma os treinos no Minas Tênis Clube, com o objetivo de disputar a Super Liga Nacional de Vôlei, em dezembro. “Agora vamos receber uma pressão maior, devido a esse título”, disse ela. Mas seu grande sonho continua sendo disputar a próxima Olimpíada.