O governador Pedro Taques desejou uma excelente competição aos jovens para-atletas que irão representar Mato Grosso nas Paralímpiadas Escolares que ocorrem em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 23 e 28 deste mês. Taques se reuniu com os para-atletas, ontem à noite, antes de seguirem rumo ao Aeroporto Marechal Rondon, onde embarcaram, esta madrugada.
Na oportunidade, Taques teve uma conversa bem descontraída com os alunos e posou para uma foto com a delegação paralímpica do Estado. "Vocês estão convidados a visitarem o meu gabinete depois que voltarem dos jogos. Nós iremos tirar novas fotos, só que dessa vez com as medalhas que vocês ganharem".
O governador garantiu aos jovens que o Governo do Estado irá transformar a prática esportiva para o deficiente físico em Mato Grosso. “E a ida dessa delegação às paralímpiadas escolares é o primeiro passo. Ano que vem a nossa delegação será bem maior”.
Taques também destacou que experiência em Natal tem como objetivo maior preparar o Estado para a realização das seletivas estaduais, em 2016. “Uma equipe técnica vai estudar a logística do evento. Com isso teremos conhecimentos para, num primeiro momento, fortalecermos o paradesporto nos municípios e, quem sabe, em 2018, sediarmos as paralímpiadas escolares em Mato Grosso”, vislumbrou.
Sobre a importância de enviar a delegação para os jogos, o governador ressaltou que a ação vai ao encontro de uma das principais metas da atual gestão, que é a de promover a inclusão social. “Deficiente, na verdade, é aquele que não enxerga a importância desses jovens para o Estado", completou.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, frisou que o acontecimento é um marco histórico no paradesporto mato-grossense. "É a primeira vez que mandamos representantes aos jogos nacionais. Tenho certeza que essa ação irá fomentar a prática do esporte entre os deficientes físicos e para-atletas do Estado”.
Para o superintendente de Políticas Esportivas Especiais do Estado, Mário Marcio Pecora, os jogos podem ser importantes para forçar o poder público a criar espaços mais adequados para o paradesporto em Mato Grosso. “Acredito também que a ida desses para-atletas aos jogos em Natal irá estimular outros jovens a participarem de competições e assim nós iremos revelar grandes talentos no paradesporto".
Mato Grosso vai enviar 13 para-atletas aos jogos, os quais irão competir nas modalidades de judô, atletismo, natação, tênis de mesa e goalball. Acompanham os jovens a comissão técnica, médicos, enfermeiras, dirigente e chefe de delegação. Ao todo o staff conta com 27 membros.
A competição é considerada o maior evento paradesportivo escolar do mundo. Os jogos, organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), conta com mais de 700 para-atletas juvenis de 24 estados do Brasil e do Distrito Federal, que disputam oito modalidades. Além dos brasileiros, jovens britânicos foram convidados para as Paralimpíadas pelo terceiro ano consecutivo.