O prefeito Wilson Santos decretou na manhã desta segunda-feira (17), situação de emergência em Cuiabá devido à queda da umidade relativa do ar, pela acentuada baixa do nível dos poços artesianos que servem à Capital, o baixo nível do rio Cuiabá e pelas constantes oscilações e queda de energia elétrica. A situação de emergência vale para todo o território do município nas áreas de saúde, educação e abastecimento de água enquanto perdurar as anormalidades atmosféricas.
O decreto autoriza a Secretaria de Saúde, por exemplo, a remanejar emergencialmente quadros, equipes e orientar à população sobre formas de prevenção de doenças. Também autoriza a Secretaria de Educação a readequar os horários de aula, suspender as atividades físicas e, se necessário, suspender as aulas enquanto perdurar o quadro crítico de estiagem.
No caso específico da Sanecap, o decreto autoriza a contratação de novos caminhões pipa, equipamentos hidráulicos e campanhas junto à população para que economize água e evite o desperdício. O artigo terceiro do decreto confirma a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Respostas aos Desastres. Também está autorizada no decreto a convocação de voluntários para reforçar as ações que forem desencadeadas e a realização de campanhas educativas.