Apesar da disparidade entre Santos e São Bento na tabela do Campeonato Paulista, de provavelmente preservar alguns de seus jogadores para enfrentar o time de Sorocaba e de atuar na Vila Belmiro, o técnico Wanderley Luxemburgo não minimiza a importância do confronto deste sábado.
“Temos feito jogos bons e ganhado. Esse próximo será o nosso mais importante, independente de quem vai entrar em campo”, declarou o treinador, dando mais um indício de que deve mesmo retomar o rodízio de jogadores no Peixe.
A iniciativa visa a partida do meio de semana, contra o Deportivo Pasto, na Colômbia, pela Copa Libertadores da América. Este é, indiscutivelmente, um dos jogos mais importantes para o Santos neste início de temporada. O duelo contra o São Bento serviria mais como fator motivacional para a estréia na fase de grupos do torneio continental.
Dividido entre o Paulistão e a Libertadores, Luxemburgo não desmerece nenhuma das competições, mas tenta dar equilíbrio físico ao Santos. Ele garante não ficar em dúvida no momento de escolher o jogador que deve ou não ser poupado. “Se você está com vontade de ir no banheiro e tem dois em casa, quando fica indeciso acaba fazendo nas calças. Tem que ter decisão”, comparou.
O meia Zé Roberto, um dos mais experientes do elenco, aprova a estratégia adotada pelo comandante santista. “Não acho que precisamos ter uma equipe para cada competição. O negócio é manter o time que estava jogando e, de vez em quando, revezar alguns jogadores, até para todo mundo pegar ritmo”, argumentou.
“As duas competições são importantes. O rendimento do Santos pode até cair por causa do excesso de jogos, afinal nós não somos máquinas. Mas temos uma comissão técnica que está sabendo preparar a equipe nesse aspecto”, completou Zé Roberto.
Do treinamento desta sexta-feira, quatro jogadores não participaram. O lateral-direito Pedro, com dores musculares, não esteve em campo por precaução. Ele vem se destacando nas últimas partidas do Santos, porém terá que disputar posição com o recuperado Denis em breve. O goleiro Roger, com o dedo machucado, o zagueiro Domingos e o meio-campista Fabinho, também por contusão, completaram a lista de ausentes.
Na importante partida contra o São Bento, que é assim encara por anteceder um jogo mais fundamental ainda, o certo é que Wanderley Luxemburgo não contará com o volante Rodrigo Souto, suspenso.