A equipe do Grêmio venceu o Juventude por 3 a 1 na tarde deste sábado, em Porto Alegre, e se tornou heptacampeão gaúcho. O Tricolor ficou em vantagem no agregado, já que a ida, em Caxias do Sul, ficou empatada em 0 a 0.
O Grêmio chegou ao 43º título de Gauchão, ficando a dois do rival Internacional. O Juventude, por sua vez, segue com a conquista solitária de 1998.
O Tricolor Gaúcho volta a ser heptacampeão do Estadual depois de mais de 50 anos. A última e única vez que a equipe havia conseguido esse feito foi na década de 1960, entre 62 e 68.
Agora, o Grêmio tem a chance de igualar o recorde do Internacional, que conquistou oito Gaúchos seguidos, entre 1969 e 1976.
O jogo
A primeira etapa foi muito movimentada na Arena do Grêmio. Os visitantes abriram o placar logo aos cinco minutos de jogo, com o atacante Gilberto, que aproveitou o rebote do goleiro Caíque após finalização de Lucas Barbosa.
O Grêmio respondeu na reta final do primeiro tempo. Aos 42, o ponta Pavón cruzou para a área, e a bola desviada sobrou para o meia Cristaldo dominar e finalizar no canto do goleiro adversário. Logo em seguida, aos 44, Diego Costa virou a partida para o Imortal em chute de fora da área, sem chances para Gabriel Vasconcelos.
Segundo tempo
Na etapa final, o Grêmio soube administrar a vantagem e, em jogada de contragolpe, matou o confronto aos 43 minutos. Diego Costa disparou em velocidade e acionou Nathan Fernandes, que sacramentou o triunfo tricolor e levou a Arena do delírio.