Os Jogos Mundiais do Trabalhador, que aconteceram em Tallinn, na Estônia, terminaram com um novo recorde: a conquista de 12 medalhas, sendo dez de ouro e duas de prata, por um único atleta, da equipe do Serviço Social da Indústria (Sesi). O responsável pelo feito, o trabalhador de Mato Grosso Luiz Pedro Ribeiro Pereira, o Pepeu, de Cuiabá, superou seu próprio recorde anterior, quando conquistou dez medalhas na competição mundial em 2008, na Itália. O desempenho individual do nadador mato-grossense foi o melhor de toda a competição e contribuiu para que a delegação brasileira terminasse em quarto lugar no ranking geral do evento.
Pepeu terminou em primeiro lugar nos 100m Livre, 50m Costas, 200m Medley, Revezamento 4X100m Livre, 200m Borboleta, 200m Livre, 100m Borboleta, 200m Costa, 50m Borboleta e Revezamento 4x100m Medley. E ficou com a segunda colocação nas provas 100m Costa e 400m Livre. O
Além dele, os matogrossenses Aderson Kunz -competiu no tênis de mesa – e, Wagner de Souza, de Sinop, no atletismo.
Na disputa em duplas, Aderson e seu colega, de Santa Catarina, Raimundo Teles, conquistaram o bronze, medalha inédita em mundiais na modalidade.
Já na disputa por equipe, Aderson e seus companheiros terminaram em sexto lugar.
Wagner de Souza não conseguiu chegar nas semifinais do atletismo.