Cuiabá foi confirmada como sede do encontro nacional de helimodelismo entre os dias 20 a 22 deste mês. O evento tem como finalidade reunir os adeptos desta prática bem como angariar alimentos para entidades beneficentes. A organização fica por conta do Clube Cuiabano Heligators e a entrada custará um quilo de alimento não perecível. As inscrições já podem ser feitas.
O “1º Heli Pantanal” deve atrair participantes de todo o país. Entre as atrações especiais está a presença de Alan Szabo, considerado o melhor piloto de helicóptero rádio-controlado do mundo. Hoje existem vários modelos disputando o mercado e as categorias mais conhecidas são os de tamanho 30, 50 e 90. Estes números estão relacionados com a potência dos motores.
Os modelos funcionam à combustão, ou elétricos, que tiveram uma evolução muito grande após o lançamento das baterias de Lithium Polymero. Consegue-se voar até 8 minutos com uma carga completa. O helimodelismo é uma prática originada por volta de 1945. Dietrich Shlutter, fundador da Robbe, na Alemanha, fez o primeiro vôo rádio controlado de um helicóptero. Os atuais campeões brasileiros de FAI F3C, e 3D, são os pilotos Chico Brendler e Alexandre Marconi.