Embalado pelas conquistas da Copa Verde e do Campeonato Estadual, o Cuiabá faz hoje à tarde, às 15h (horário de MT), no estádio Serra Dourada, sua estreia no Brasileirão da Série C deste ano. O duelo é contra o Vila Nova. Esta é quarta vez seguida que o ‘Dourado’ tentará ascender à Segunda Divisão do Nacional.
Diferente de outras participações, o time comandado por Fernando Marchiori inicia a disputa com moral elevada e confiante de que o bom momento vivido pelo clube se perdurará até a competição nacional, com o tão sonhado acesso. Além de ser apontado como um sério candidato a se classificar à segunda fase entre os quatro primeiros colocados do Grupo A, formado ainda Fortaleza, Icasa, Salgueiro, Botafogo, Águia de Marabá, América, Asa e Confiança.
Outro fator positivo para a equipe da capital mato-grossense é o fato do número de torneios ter reduzidos, com os términos da Copa Verde e Mato-grossense. Agora, o atual campeão mato-grossense terá pela frente a disputa da Copa do Brasil contra o Vasco – torneio mata-mata – e a própria Série C. Diante do quadro, o elenco gozará de mais tempo de descanso de um jogo para o outro, diferente do que ocorreu do início da temporada até semana passada, quando estava atuando a cada intervalo de três dias. O técnico Fernando Marchiori pede que os jogadores não percam o foco, agora numa disputa mais longa que requer concentração, fôlego e disciplina.
Para a partida desta tarde, o Cuiabá só tem uma dúvida. Titular absoluto nas duas conquistas inéditas, o goleiro Willian Alves deve ficar de fora do jogo contra o Vila Nova, uma vez que se lesionou na final diante do Operário, sentiu a contusão momentos antes do jogo contra o Vasco e tende a ser preservado pelo departamento médico. Neste caso, André continua titular da posição, uma vez que foi muito bem no empate de 1 a 1 com o campeão carioca.
Em outros setores, Marchiori tende a repetir o mesmo time de quarta-feira. À exceção, é a volta do meia-atacante Felipe Alves, que não atuou na última quarta-feira. Na vaga do jogador, atuou o meia Gilsinho, reestreando com a camisa do ‘Dourado’.
Neste caso, o provável time titular sairá jogando com André; Gean, Ricardo Braz, Ego e Maninho; Bogé, Felipe Blau, Raphael Luz e Felipe Alves; Nino Guerreiro e Kaique. Artilheiro do time na temporada com 12 gols, Raphael Luz é uma das apostas do time cuiabano na Série C. O jogador foi campeão da Copa Verde sendo o artilheiro isolado com oito gols, três deles marcados na goleada de 5 a 1 na final do torneio contra o Remo.
Outro destaque da equipe mato-grossense nos dois títulos foi o jovem atacante Kaique, contratado junto ao Poconé Esporte Clube. Das divisões de base do Cacerense, o atleta é a grata surpresa num elenco recheado de jogadores de outros estados. No Estadual, ele marcou seis gols, ao lado de seus companheiros Nino Guerreiro e Luz.Mas a defesa do ‘Dourado’ também se destacou. A dupla formada por Ricardo Braz e Egon deixou a sua marca nos dois torneios disputados. Juntos marcaram cinco gols até agora.