A 10ª edição do Grand Prix de Futsal poderá ser realizada em Cuiabá no segundo semestre do próximo ano. O torneio costuma ocorrer em anos em que não há mundial, tem duração aproximadamente de uma semana e é considerada a segunda competição mais importante do calendário internacional. Esse é o projeto mais importante da nova gestão da Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS).
Segundo o diretor executivo da entidade, Márcio Alencar de Sousa, as melhores oito seleções serão convidadas para participar, sendo uma delas a brasileira. O diretor ainda ressalta que será uma oportunidade de ouro para os mato-grossenses, pois terão a possibilidade de assistir ao craque da seleção brasileira, o ala Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como Falcão, jogando em um evento internacional.
“O principal projeto da nova diretoria é a realização da 10ª edição do Grand Prix de Futsal. A federação possui uma agenda de eventos, inclusive para este ano, e que ainda serão divulgados, mas o Grand Prix será o maior deles. A única possibilidade do Falcão não jogar é se porventura sofrer alguma lesão até a data dos jogos. Esta competição será um marco para o esporte no Estado”, explica Márcio Alencar.
De acordo com o novo presidente da FMFS, Pedro Martins Verão, o atual grupo administrativo, que está eleito até 2017, tem como maior objetivo profissionalizar a gestão e com isso aproximar a instituição dos filiados, dos atletas e dos torcedores, além de promover o desenvolvimento do esporte no Estado. Para ele este é um esporte que têm muito espaço para crescer.
“É o esporte mais praticado em Mato Grosso e no Brasil. O que precisamos em nosso estado é de um suporte melhor. O estímulo está ainda aquém do mínimo necessário para que possa gerar reflexos positivos. Há necessidade de investimento, mas o principal, neste momento, é adquirir recursos humanos capacitados e fechar parcerias estratégicas para o desenvolvimento de projetos e captação de recursos financeiros”.
A Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS), entidade filiada à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e que administra as competições oficiais de futsal no Estado, conta atualmente com um novo quadro de membros na diretoria da instituição. Essa nova gestão estabeleceu para si a missão de devolver ao futsal mato-grossense os tempos áureos das décadas de 70 e 80.