Em fase ruim na competição, o Cuiabá Esporte Clube colecionou sua quinta derrota, agora há pouco. Desta vez por 2 a 1 para o América-RN, na Arena Dunas. A equipe mato-grossense não entrou na zona de rebaixamento do Grupo A, pois o Águia de Marabá (na nona colocação e o primeiro na zona de rebaixamento) perdeu por 2 a 0 para o Icasa, o lanterna no grupo.
O primeiro tempo iniciou com o América tomando conta das primeiras ações. Já o Cuiabá ameaçava o adversário tentando puxar os contra-ataques. Por duas vezes, a equipe mato-grossense tentou pressionar o América, mas o time do Rio Grande do Norte anulou as jogadas.
Aos 26 minutos, uma boa jogada para o Cuiabá com o atacante Geílson, que partiu pela direita e tentou chutar, mas foi travado. Dois minutos depois, o “Dourado” conseguiu escanteio e quase abriu o placar se não fosse o goleiro do América. Gean tocou para Diego Macedo, que conseguiu um cabeceio forte, mas o goleiro Busatto fez grande defesa.
Um minuto depois, o castigo. Em um rápido contra-ataque, o volante Judson aproveitou a chance e marcou. Aos 41 minutos, quase o América marca o segundo. Pardal tocou para Thiago Potiguar que chutou longe do gol.
O segundo tempo começou movimentado e o América tentando fazendo o segundo. O Cuiabá tentou responder com Geílson, mas o atacante estava impedido. Como a equipe mato-grossense buscava empatar o jogo, o América era perigoso nos contra-ataques.
O Cuiabá quase empatou aos 16 minutos após Geílson cabecear a bola para cima do gol. O técnico do Cuiabá, Fernando Marchiori, tentou modificar a forma da equipe jogar colocando Assis no lugar de Gilsinho e também Nino Guerreiro no lugar de Kayke.
Aos 20 minutos quase um golaço do América. Cascata cobrou escanteio, a bola pegou efeito e o goleiro Willian Alves afastou quase em cima da linha. Aos 27 minutos, Cascata mais uma vez levou perigo ao Cuiabá. Ele partiu do meio campo e chutou forte com a bola passando perto da trave.
O Cuiabá partiu para a pressão em busca do empate. Aos 35 minutos. O volante Geovane Faria tocou para Bogé que se lançou para ao ataque. Maninho cruzou para Assis e o centroavante cabeceia sozinho perdendo o gol.
Como o ditado diz “quem não faz leva”, o Cuiabá foi castigado. Dois minutos depois, Max puxou um contra-ataque rápido e foi derrubado dentro da grande área pelo zagueiro do Dourado, Egon. O próximo Max cobrou e anotou o segundo do América.
O Dourado buscou até o final um resultado melhor e após uma linda jogada do lateral esquerdo Maninho, o atacante Geílson cabeceou para o fundo do gol e fez seu primeiro gol pelo clube. No entanto, não houve mais tempo para reação.
(Atualizada às 8h40 12/7)
Classificação
1ª Fortaleza – 16
2ª Vila Nova – 13
3ª ASA – 13
4ª Salgueiro – 12
5ª América-RN – 11
6ª Botafogo-PB – 9
7ª Confiança – 9
8ª Cuiabá – 4
9ª Águia de Marabá – 4
10º Icasa – 3