PUBLICIDADE

Cuiabá: Olimpíadas Escolares começam com seis modalidades

PUBLICIDADE

Muita torcida e concentração, assim foi o primeiro dia de competições das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, para alunos entre 15 e 17 anos. Atletismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e voleibol de praia são as seis das 13 modalidades esportivas que iniciam nesta segunda-feira (26). Essas provas seguem até a quarta-feira (28) e toda a população está convidada a lotar as arquibancadas.

Quem está na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) pode prestigiar as 28 provas do atletismo – 14 masculinas e 14 femininas – que acontecem no complexo de atletismo da universidade. Uma das favoritas é Tamires De Liz, 17 anos, de Joinville (SC), que foi medalhista nas quatro Olimpíadas Escolares que participou. Este ano, ela pretende repetir a dose, ainda mais tendo como bagagem o que aprendeu nas Olimpíadas de Londres 2012, em que foi como reserva. "Esta é a última OE que eu participo. Quero fazer um bom trabalho e continuar competindo nesse esporte", planeja a atleta.

Guilherme Trentini, 15 anos, representa o Rio Grande do Sul no salto em altura. A primeira prova dele foi na manhã desta segunda-feira, na qual já conseguiu classificação para final. Para ele a única dificuldade tem sido enfrentar o calor e a umidade típicos desta época do ano. "Aqui em Mato Grosso é bem diferente. Tenho sentido muito calor. Mas está tudo muito organizado, a abertura foi muito bonita. A final vai ser quarta-feira à tarde e acho que estarei mais preparado que hoje", disse.

Na arquibancada do complexo de atletismo da UFMT estava a estudante Patrícia Palhana, 24 anos, que resolveu assistir as competições depois de fazer sua prova para ingresso no mestrado. "Sou de Tangará da Serra e sabia que as olimpíadas estariam acontecendo, por isso resolvi assistir. É muito bom ter uma competição assim aqui no Estado, pois abre portas para atletas mato-grossenses e as pessoas já começam entrar no clima da Copa", afirma.

Uma das representantes de Mato Grosso no atletismo é Mayara Fernandes, 15 anos, de Sorriso. No salto em distância Mayara acredita que obteve um resultado suficiente para a classificação. "A competição está ótima, estou em casa. Acho que dá para levar medalha", diz confiante.

Outras modalidades
No ginásio da UFMT é possível torcer pelas meninas da ginástica rítmica, uma modalidade que é dá um show de cor e música. Cada estado pode inscrever duas alunas-atletas e uma técnica. As disputas são realizadas em três aparelhos: Bola, Maça e Fita, e cada um tem exigências mínimas de apresentação de um minuto e 15 segundos a um minuto e 30 segundos, de acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

As provas acontecem a partir da tarde desta segunda-feira. A ginasta Vitória Thalês, 15 anos, aproveitou a manhã livre para treinar sua apresentação com as maças e sabe que enfrentará adversárias de peso, entre elas a equipe do Paraná. "Treinei muito e tenho certeza que vou representar bem o meu Estado", garante a atleta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Operário e Nova Mutum vencem e fazem a final da Copa FMF

O Operário Várzeagrandense venceu o Mixto por 3 a...

Nova Mutum vence Academia e chega a grande final da Copa FMF

O Nova Mutum venceu a Academia por 1 a...

Gabigol encerra jejum, Flamengo bate Juventude e defende lugar no G4 do Brasileiro

Embalado pela classificação para a final da Copa do...

Palmeiras cede empate ao Fortaleza duas vezes e seca Botafogo para manter ponta do Brasileiro

Na tarde deste sábado, o Palmeiras desperdiçou pontos importantes ao empatar...
PUBLICIDADE