O Cuiabá oficializou, ontem à noite, a contratação do lateral-direito João Lucas, de 23 anos, que chega do Flamengo por empréstimo até o final deste ano. Ele é a 13ª contratação do Dourado para a temporada que tem pela frente a primeira participação do clube no Campeonato Brasileiro da Série B.
Mineiro de Belo Horizonte, João Lucas começou na base do Atlético-MG, mas teve sua primeira oportunidade como profissional no Villa Nova-MG. Passou por Goiás e Bangu, até se transferir para o Flamengo, em 2019. Pelo Rubro-negro, ele fez parte do elenco campeão brasileiro de 2019 e 2020, da Libertadores 2019, da Recopa Sul-Americana 2020, da Supercopa do Brasil 2020 e do Carioca 2020.
“Foi uma grande experiência defender o Flamengo nestas duas últimas temporadas, quando conquistamos títulos importantes, mas chego ao Cuiabá com muita disposição em ajudar o clube a fazer uma grande Série A”, disse o atleta em sua apresentação.
O lateral já passou por exames médicos e assinou contrato. Sua documentação já foi enviada à CBF, que deve regularizá-lo nos próximos dias. Porém, ele não poderá atuar no Mato-grossense, que teve suas inscrições encerradas no dia 16 de abril.
João Lucas era pretendido desde o começo do ano, quando o Dourado conquistou o acesso. O negócio esteve perto de ser concretizado, mas patinou quando Rafinha não acertou o retorno ao Flamengo. Agora, com o retorno próximo de Rodinei à Gávea, o rubro-negro preferiu liberar o atleta, que era quarta opção da posição para Rogério Ceni.
A intenção do Flamengo é dar rodagem ao jovem e valorizá-lo para uma futura venda, tanto que antes de emprestá-lo ao Cuiabá renovou o vínculo com o atleta até o final de 2022. O empréstimo, informa a imprensa carioca, não inclui opção de compra, mas o Dourado tem taxa de vitrine (paga pela exposição do jogador) estipulada em 10%.
Além de João Lucas, o Cuiabá já apresentou o goleiro Walter, o lateral Uendel, os zagueiros Paulão, Walber e Marllon, os volantes Camilo, Pepê e Uillian Correia e os atacantes Clayson, Jonathan Cafú, Guilherme Pato e Osman.
No Cuiabá, o lateral reencontrará o volante Pepê, que foi seu companheiro no Flamengo. “Falei com o Pepê e ele me deu referências muito boas sobre o Cuiabá. Também conheço o Marllon, que foi outro que me falou muito bem do clube. Chego respeitando quem já está aqui e espero ajudar da melhor maneira possível”, enfatizou.