Os setores norte e sul da Arena Pantanal ganharam volume com a finalização da montagem das estruturas metálicas nesta semana. Quatro mil toneladas foram destinadas apenas para os dois últimos pavimentos dos setores norte e sul, que são desmontáveis. Tal característica possibilita a redução de cerca de 17 mil dos 43.136 assentos previstos para os jogos do Mundial de 2014. A diminuição da capacidade do estádio no pós-Copa será analisada conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais.
As peças metálicas receberam o acabamento necessário para instalação das fachadas laterais do estádio, que serão revestidas por uma membrana sintética em poliéster de alta tenacidade. O processo de montagem das estruturas metálicas é mais ágil que a fixação das peças pré-moldadas de concreto. São vigas, vigas-jacaré (usadas para dar sustentação às arquibancadas) e pilares de aço, que começaram a ser instalados no final de janeiro deste ano.
Está em andamento também a instalação das arquibancadas dos andares superiores do setor oeste do novo Verdão, imprimindo um novo visual ao canteiro de obras. As obras das torres de acesso (escadas e elevadores) seguem avançadas, bem como a construção dos túneis de acesso e fixação.
A montagem dos quatro pórticos que vão sustentar a cobertura da Arena, em forma de trave, começou recentemente e está em ritmo acelerado. Os pórticos dos setores leste e oeste, por exemplo, já estão 30% concluídos.
A última medição apontou que 45% dos serviços previstos na Arena Pantanal já foram finalizados. Esse índice deve ser atualizado até o fim do mês, quando será feita uma nova leitura dos trabalhos no canteiro de obras.
Estádio
A Arena Pantanal foi concebida a partir de modernos conceitos de funcionalidade e sustentabilidade social, financeira e ambiental, espelhada em modelos europeus. O projeto já recebeu vários prêmios, inclusive um internacional, e foi elogiado por instituições ligadas à arquitetura nacional. Em novembro de 2010, a GCP Arquitetos, empresa que projetou o estádio, recebeu em Londres (Inglaterra) a medalha de Ouro na categoria Empreendimentos Públicos conferida pelo The Americas Property Awards 2010, prêmio oferecido pela rede de Bloomberg Television e o Google.
O entorno do estádio, área com mais de 300 mil m2, contará com passarelas, uma praça com áreas de lazer, pista de caminhadas, atividades esportivas, espelho d”água, lanchonetes, restaurante, e muito verde.