Com três rodadas para o término da primeira fase do Mato-grossense, os quatro times semifinalistas praticamente estão definidos. O quadro dos classificados ficou claro com a derrota, de virada, do União para o Rondonópolis Esporte Clube (REC) de 2 a 1. Na quinta posição com 19 pontos somados na tabela de classificação, o Colorado só poderá chegar aos 28 caso vença os três últimos compromissos – Palmeiras do Porto, Sorriso e Vila Aurora, clássico marcado para o próximo dia 11 de abril.
A diretoria do time de Rondonópolis já não acredita mais numa possível classificação à fase semifinal. No clube, há uma grande descrença. O Cuiabá é absoluto com 35 pontos e já é o time de melhor campanha na fase classificatória.
Apesar da "definição" dos quatro classificados, a disputa continua no Estadual. Agora, a briga fica por conta das posições do segundo ao quarto colocado – a disputa é entre o Alvinegro, o time de Lucas do Rio Verde e o "Tigrão" da Vila. Os três "temem" ter o "Dourado" como adversário na semifinal.
Ao término da primeira fase, o quarto e último classificado pegará o Cuiabá, atual campeão mato-grossense e hoje apontado como um dos favoritos. Se a classificatória encerrasse hoje, os confrontos por vagas à decisão do Estadual seria Cuiabá e Luverdense e, Mixto encararia o Vila Aurora na melhor de dois jogos.
Já a briga para não cair à Segunda Divisão será acirrada, já que desde União, hoje na quinta posição com 19 pontos até o décimo colocado, há o risco de descenso. Dos seis times na disputa extra para sobreviver na elite, REC e Atlético Campoverdense somam 16 pontos cada. Já o Palmeiras do bairro do Porto é o oitavo na tabela com 14.
Por sua vez, Sorriso e Barra do Garças, os mais ameaçados de queda de divisão, por estarem na nona e décima posição com 13 pontos ganhos, respectivamente, devem lutar até a última rodada para se manterem vivos.