Os clubes envolvidos nos Campeonatos Brasileiros das Séries C e D tendem a não ser convidados pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) para disputar a 9ª edição da Copa Mato Grosso, segundo torneio mais importante do calendário do futebol mato-grossense. Nesta ordem, Luverdense, atual campeão tanto da Copinha quanto do Mato-grossense, Cuiabá e Mixto podem ficar de fora da competição que dá a segunda e última vaga do Estado à Copa do Brasil de 2013.
Por ter conquistado o Estadual recentemente, o time de Lucas do Rio Verde já tem vaga assegurada na competição nacional. Mas os clubes fazem questão de estar na copinha para tentar a participação na Copa do Brasil, que dá suporte financeiro aos participantes.
O presidente da entidade, Carlos Orione, revelou que a princípio o torneio seletivo marcado para o segundo semestre será disputado por oito times, todos eles integrantes da Primeira Divisão. Com isso, diminuiria duas vagas.
“Estamos estudando realizar a Copa Mato Grosso deste ano com apenas oito clubes. Como Cuiabá, Luverdense e Mixto estão nas Séries C e D eles ficariam de fora do torneio. Quero que esses times se concentrem e priorizem seus projetos de acesso à elite do futebol brasileiro”, afirmou o dirigente, que deve convocar o Arbitral Técnico da Copa Mato Grosso assim que encerrar o Mato-grossense da Segunda Divisão.
Segundo Orione, os três times envolvidos nos torneios nacionais precisam levar a risca o desejo de subir de divisões. “Jogar duas competições ao mesmo tempo não faz bem a ninguém. O importante nesse momento é tentar o acesso nas duas séries”, complementou.
A crise que se instalou no futebol brasileiro com ações de clubes na Justiça Comum, paralisando os inícios das Série C e D também atingiu em cheio o esporte em Mato Grosso. A FMF adiou para uma nova data a comemoração dos 70 anos de fundação da entidade. A festa estava marcada a princípio para o último dia 27 de maio, mas foi cancelada para uma nova data pelo fato do presidente da CBF, José Maria Marin, na época, estar viajando para a Europa.
Mesmo já em território brasileiro, Marin não pode vir tão cedo a Mato Grosso. O dirigente está no Rio de Janeiro tentando resolver a questão da paralisação da Série C, equivalente à Terceira Divisão do Nacional. Mesmo assim, Carlos Orione reafirmou que a festa dos 70 anos está mantida para este ano, mas sem uma data específica.
“A comemoração ao aniversário da federação não foi cancelada. Está mantida mas para uma nova data. Vamos esperar pela solução de todos os problemas lá no Rio de Janeiro para confirmamos a festa”, disse.
Dos três clubes envolvidos nos torneios de acesso a nível nacional, apenas o Mixto fará a estreia neste sábado à tarde contra o Sampaio Corrêa, no estádio Dutrinha.