Absoluto na temporada deste ano, o Cuiabá abrirá sua pré-temporada visando o Campeonato Mato-grossense do próximo ano na segunda-feira, dia 4 de dezembro. Campeão do Estadual e da Copa FMF, o ‘Dourado’ iniciará um novo trabalho com a contratação do técnico Itamar Schulle, que está na capital mato-grossense há um mês fazendo sondagens.
Contratado para tocar o tocar o projeto de acesso do time à Série B do Campeonato Brasileiro de 2019, Schulle contará com a chegada de pelo menos 15 jogadores, que foram respaldados pelo treinador. Além disso, sete jogadores que foram bicampeões da Copa FMF serão integrados ao elenco profissional. Eles são o goleiro Zé Carlos, zagueiros Lucão, Mateus, volantes Léo Garibi, Vinícius Vargas, Thiago e o atacante Cléberson ‘Tiarinha’, artilheiro da Copinha com seis gols. Inclusive, o goleador espera que ano de 2018 seja de efetivação no time titular do Cuiabá. É a segunda vez seguida que ‘Tiarinha’ termina como artilheiro do clube na temporada – ano passado também foi artilheiro do torneio seletivo com oito gols.
A temporada do próximo ano começará mais cedo para os clubes de Mato Grosso em função da Copa do Mundo, na Rússia. O Estadual está marcado para ser aberto no dia 17 de janeiro. Atual campeão, o Cuiabá irá enfrentar o Sinop na reedição da final do Mato-grossense deste ano.
Além do Estadual, o ‘Dourado’ ainda disputará ainda logo no primeiro semestre, a Copa do Brasil Copa Verde e o Campeonato Brasileiro da Série C, que é principal competição do clube. Mas a diretoria e comissão técnica já traçaram como metas a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil e brigar pelo segundo título de campeão da Copa Verde, que hoje tem o Luverdense como atual campeão.
Já disputando a Terceira Divisão por seis anos consecutivos, o Cuiabá se restringiu apenas em cair de volta para a Série D do Campeonato Brasileiro. Como nos anos anteriores, o clube ano passado também lutou para não cair. Demitiu o técnico Roberto Fonseca, que levou o time ao título do Estadual. Mas a má campanha no torneio nacional resultou em sua queda, com Moacir Júnior assumindo o comando técnico.
Júnior comandou a reação do time da capital mato-grossense na terceirona. Mesmo obtendo sucesso em sua missão, o treinador não renovou com o clube para o próximo ano.