Cuiabá e Primavera do Leste faturaram os títulos da 1ª edição do Campeonato Mato-grossense Mirim e Juvenil de Voleibol, que ocorreu no último final de semana, em três ginásios da capital. Os cuiabanos levaram três das quatro medalhas de ouro, enquanto Primavera levou uma. Já as pratas ficaram para Sinop, Barra do Garças e também Primavera do Leste e Cuiabá.
No Juvenil masculino, Primavera do Leste venceu a equipe de Cuiabá. Já no feminino, o Cuiabá venceu a equipe de Sinop. No Mirim masculino, o Cuiabá venceu o time de Primavera do Leste. Já no feminino, Cuiabá venceu a equipe de Barra do Garças.
Para o técnico da escola estadual Professora Alda Gawlinski Scopel, Roberto Pereira, de Primavera do Leste, a conquista do ouro na categoria mais “jogo duro” do Mato-grossense, o Juvenil Masculino, se deve muito por conta da experiência que os atletas possuem no momento da disputa. Segundo ele, na final contra o Cuiabá, após perderem o primeiro set, foi a maturidade emocional que fez reequilibrar os ânimos da partida e mudar o rumo do placar.
“Essa equipe foi tricampeã dos Jogos Escolares da Juventude neste ano. E, apesar dos novos jogadores, ela ainda é composta por quatro atletas dos ciclos do ano passado. O set inicial que perdemos por 22/25, aconteceu devido ao calor, horário, mudança de quadra, pois a semifinal mesmo foi em outra, e pela euforia da disputa por título. Depois colocados os pés no chão, reduzimos os erros e fechamos os outros três Sets em 25/20, 25/20 e 25/15”, explica Roberto.
De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Vôlei (FMTV), Nicanor Lopes dos Reis Filho, o desfecho da competição pode ser avaliado como positivo com base nos números conquistados. Segundo ele, foram realizadas cerca de 60 partidas em três dias, por 29 times de oito cidades. Inclusive já há outros municípios interessados em compor o plantel de equipes participantes na edição do próximo ano.
“Tivemos o envolvimento de Cuiabá, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Tangará da Serra, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. E, além das disputas pelos títulos, o campeonato também serviu de pré-seletiva para os desportistas que vão compor as seleções mato-grossenses de vôlei. Serão quatro, duas mirins, uma masculina e outra feminina, e outras duas juvenis. E a lista de pré-selecionados fica pronta no decorrer da semana”.