Os finalistas do mato-grossenses disputam o título da primeira divisão deste ano amparados nos melhores desempenhos no estadual e retrospectos. O Cuiabá, atual bicampeão mato-grossense, e o Luverdense (campeão da Copa Mato Grosso do ano passado) disputaram este ano a Copa do Brasil e são os únicos de Mato Grosso no brasileiro da Série C.
Os dois confrontos da final deverão acirrar ainda mais a rivalidade entre os dois clubes que se enfrentaram seis vezes este ano. Os dois primeiros confrontos ocorreram pela primeira fase do estadual e o Cuiabá venceu os dois. Pelo primeiro turno, dia 9 de fevereiro, em Lucas do Rio Verde, o Cuiabá venceu por 1 a 0. No returno, disputado, em Cuiabá, no dia 4 de março, terminou com a vitória cuiabana por 2 a 0.
Para ser campeão, o Luverdense terá que quebrar um tabu. Na história dos estaduais, o Luverdense só ganhou uma vez do Cuiabá. A única vitória foi conquistada em 2006, por 4 a 1, no estádio Passo das Emas. Nos outros 10 confrontos, foram 6 vitórias do Cuiabá e 4 empates. Em 11 jogos, o Cuiabá marcou 18 e o Luverdense 9 gols.
Luverdense e Cuiabá fazem, neste domingo, a primeira partida final do mato-grossense de futebol. A partida será às 18h, no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde.
(Atualizada às 16h30)