PUBLICIDADE

Cuiabá: comitê da Fifa explica como quer o gramado do estádio da copa

PUBLICIDADE

Uma equipe técnica a serviço do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da Fifa 2014 fez, hoje, visita técnica na Arena Pantanal onde deram continuidade ao programa de implantação dos gramados para a Copa do Mundo de 2014. A equipe que observou o avanço das obras na Arena Pantanal é formada pelos técnicos Richard Hayden, consultor de gramados contratado pela Fifa; Maristela Kuhn, agrônoma especialista em gramados e Carlos de La Corte, consultor Técnico de Estádios.

Na reunião os técnicos repassaram com os gestores de Mato Grosso as informações sobre o sistema de drenagem, escolha e testes de materiais a serem utilizados na drenagem, requisitos e abastecimento para irrigação, reposição de água, espécies de grama, plantio de grama e treinamento de funcionários.

Marcelo Oliveira ressaltou a importância da visita da equipe do COL que fornece as orientações técnicas para a implantação e manutenção futura do gramado. “Com o Brasil apresentando tipos de climas diferentes durante os meses de junho e julho, a Fifa tem como objetivo pactuar a qualidade, consistência e durabilidade da grama em todas as cidades-sede”.

De acordo com os padrões estabelecidos pela Fifa, o campo de futebol deve ter 105 metros de comprimento por 68 de largura. Segundo as normativas da entidade, o recuo padrão para as linhas de fundo e laterais de campo é de 5m em cada um dos lados, totalizando uma área gramada de 115m x 78m.

As etapas de construção do campo podem variar de acordo com a metodologia utilizada, e ainda assim alguns detalhes poderão ser alterados de acordo com o projeto em questão, pois cada cidade-sede terá variáveis do projeto, como lençol freático, acessos, precipitação pluviométrica, uso do campo, disponibilidade de materiais na região.

As visitas técnicas do COL ocorrem periodicamente em todos os estádios que sediarão os jogos do Mundial de 2014, visando um acompanhamento efetivo de todas as obras e ações a serem realizadas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE