O título da 6ª edição da Copa Mato Grosso começa a ser decidido na quinta-feira, dia 3. O primeiro jogo da final entre Vila Aurora e Cuiabá está marcado para às 20h10, no estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis. Já o segundo e decisivo duelo será no domingo, dia 6, às 19h, no Verdão, em Cuiabá.
Porém o " anúncio" equivocado de que o jogo de ida seria em Cuiabá pegou a diretoria do "Dourado" de surpresa. No clube, havia um entendimento de que por ter feito melhor campanha na semifinal o time teria a vantagem de decidir em casa. Nos dois jogos disputados, o Cuiabá conseguiu uma vitória e uma derrota. Já o Vila empatou as duas partidas. Ambas as equipes se classificaram na cobrança de pênaltis. O Cuiabá bateu o REC pelo placar de 3 a 2. Já o "Tigrão" da Vila eliminou o Sinop Futebol Clube de 5 a 4.
No regulamento da Copa Mato Grosso, não há nenhum artigo que exprima a vantagem do mando de campo para a decisão do campeonato. Apesar disso – caso houvesse necessidade de benefício, o Cuiabá teve melhor campanha, pois venceu uma partida, somando 3 pontos, enquanto o Vila somou 2 pontos nas duas.
De acordo com a FMF. A equipe campeã garantirá a única vaga de Mato Grosso disponível para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D de 2010. Araguaia e Mixto também vão disputar o torneio. O Mixto, porque foi rebaixado durante a disputa da Série C deste ano, e o Araguaia, que estreou este ano na Quarta Divisão.