O Cuiabá começou bem a Copa Verde e acaba de empatar, em 0 a 0, com o Desportiva (ES). A partida, truncada, ocorreu no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. Com o resultado, nenhuma das equipes fica com vantagem para o confronto de volta que será na próxima quarta-feira (19), às 19h30, no estádio Presidente Dutra, na capital mato-grossense.
Porém, o Cuiabá passa a ser favorito para a vaga porque jogará em casa, com apoio da torcida. As equipes estão no grupo G. O regulamento da Copa Verde é semelhante ao da Copa do Brasil. São dois jogos no sistema de "mata mata".
O Cuiabá também está disputando o mato-grossense da primeira divisão e, por isso, poupou vários titulares. No estadual, o Dourado vem de derrota, por 2 a 0, para o União, no final de semana, e busca a vaga para a próxima fase da competição.
A Copa Verde reúne 16 clubes do Norte e Centro-Oeste (além do Espírito Santo) e dá ao campeão uma vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano. Mato Grosso, Distrito Federal e Amazonas terão duas equipes cada, campeão e vice de seus estaduais. Acre, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins terão apenas os campeões. Já o Pará tem três representantes.