Arena Pantanal, sede de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, deixará o futebol de lado e se transformará em pista de atletismo, neste domingo (21), a partir das 7 horas. Com a última etapa do Cross Urbano Caixa, uma corrida de formato inédito no mundo, passando por túneis, rampas, gramado e área externa, o estádio reforça o seu caráter de espaço multiuso. De quebra, a prova atrai a atenção para a modalidade no coração da América do Sul.
“Gostei muito da prova de Pernambuco”, elogia Arcleidy Dias Pereira, secretário- adjunto da Secopa (Secretaria Especial da Copa) em Mato Grosso. O Cross Urbano já teve duas etapas nesta temporada, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, em novembro, e na Itaipava Arena Pernambuco, no início do mês.
A Arena Pantanal leva a marca da ‘Cidade Verde’ pela extensa área conservada em meio aos biomas da Amazônia, Pantanal e cerrado, diante da política de preservação do meio ambiente. O estádio conta com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), por suas soluções eco-eficientes, como redução do consumo energético e armazenamento e reuso da água das chuvas. Pela sustentabilidade de seu projeto, com redução de 20% do consumo energético, uso de madeiras e tijolos cerâmicos certificados, além da área multiuso, a arena ganhou menção honrosa durante o 8o Prêmio da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, em São Paulo, no dia 12.
Crescimento – Para Cristina Costa, diretora técnica da Federação de Atletismo de Mato Grosso, o Cross Urbano também pode impulsionar as corridas no Estado. ‘Há três anos, todas as corridas eram gratuitas. Foi um desafio mostrar às pessoas a necessidade de profissionalizar os eventos, cobrando taxas de inscrição em troca de infraestrutura adequada. Hoje, houve uma mudança de mentalidade, os atletas estão mais atentos a itens como a qualidade dos kits de inscrição. A Federação está fortalecida como instituição‘, destaca. ‘A corrida das arenas da Copa é uma iniciativa bastante nova, em sua forma de trabalhar o cross dentro dos estádios. E deve ajudar a trazer outras competições de alto nível para Cuiabá na próxima temporada.‘
Cristina ressalta ainda como a novidade trazida pelo Cross Urbano está atraindo a atenção dos atletas de forma inusitada, mesmo em época de Natal. ‘Apesar da proximidade das festas de final de ano, muitas pessoas estão se inscrevendo. O evento vem atendendo muito bem às nossas expectativas.‘