Na edição atual do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom divulgou o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 1,9 milhão de novos seguidores durante o mês de agosto, e os cinco clubes que mais se destacaram foram: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Fluminense. Juntos, foram responsáveis por 1,4 milhão de inscrições, ou 73% do total entre todos os 50 clubes no período.
Único clube representante de Mato Grosso, o Cuiabá aparece na 32 posição com 840.763 no combinado de suas redes sociais. O Instagram é a rede social com maior engajamento do Dourado com 469,9 mil seguidores, seguido do Facebook com 117 mil usuários. Em seguida vem o TikTok com 111,8 mil, Twitter (X) 81,9 mil e, o canal no YouTube o menor número, 110 inscritos.
O Flamengo liderou os ganhos no mês de agosto, somando 510 mil novas adesões no combinado de suas redes sociais. No YouTube, o “Rubro-Negro” registou o maior crescimento, com 70 mil novos inscritos, e como consequência, alcançou a marca inédita de 7 milhões de inscrições na plataforma. Além disso, o “Fla” obteve o maior crescimento no Instagram, com 290 mil novos seguidores e no “X”, com 51 mil.o
O Palmeiras somou 423 mil novas inscrições no total de seus perfis no último mês e chegou à terceira posição do Ranking Digital. O clube desbancou o São Paulo, que ocupou a terceira posição do ranking geral durante toda a série histórica do estudo, iniciada em julho de 2016. O ganho de posições entre os cinco maiores clubes do ranking é algo raro, o que torna a conquista do Palmeiras muito relevante. Esse resultado se deve ao desempenho do clube no ganho de novos seguidores desde janeiro de 2024, especialmente em seu perfil oficial no TikTok.
O Corinthians obteve o terceiro maior saldo do mês, com mais de 203 mil novas inscrições no combinado de suas contas. O “Timão” destacou-se entre os melhores crescimentos no Instagram, somando 195 mil novos seguidores, o que representa 96% de todo o seu ganho. No YouTube, o clube arrecadou 10 mil novos inscritos. Com estes resultados, o Corinthians atingiu a marca de 37 milhões de inscrições no combinado de seus perfis.
O São Paulo registrou o quarto melhor desempenho ao contabilizar 113 mil novas adesões na somatória de suas mídias digitais. No Instagram, o “Tricolor Paulista” arrecadou 99% desse total, ou seja, 112 mil inscrições do último mês são advindas desta plataforma. A média de novos inscritos nas contas do clube em 2024 tem sido menor que no ano anterior, o que culminou na perda da terceira posição no ranking geral.
O Fluminense fechou o TOP5 dos maiores crescimentos, registrando 109 mil novas inscrições em suas plataformas. O Grêmio também se destacou em agosto. O clube gaúcho alcançou a marca de 12 milhões de inscrições no total de seus perfis oficiais.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.