As obras da Arena Pantanal seguem um bom ritmo e já atingiram 47% do cronograma. O setor oeste do estádio tem 40% das arquibancadas montadas, ganhando volume e imprimindo um novo visual no canteiro de obras. Com os trabalhos dentro do período estabelecido, a previsão de entrega do estádio, cujas obras foram iniciadas em abril de 2010, é mantida para julho de 2013.
De acordo com o secretário da Secopa, Mauricio Guimarães, a construção segue em ritmo programado e com avanço satisfatório estabelecido pelos órgãos responsáveis. “Estamos com o cronograma dentro do prazo estabelecido entre o governo estadual, federal e a Fifa. Não temos necessidade de correr com as edificações, pois não participaremos da Copa das Confederações. Assim, temos um prazo tranquilo para concluir a obra”, destacou o secretário.
Em recente visita à capital, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, elogiou o andamento das obras e disse que Cuiabá terá toda a capacidade de impressionar o mundo em 2014. A Fifa e o Ministério do Esporte monitoram sistematicamente o andamento das obras das 12 arenas da Copa. No início desta semana o COL e a Fifa coordenaram no Rio de Janeiro mais uma reunião de inspeção virtual, focada nos projetos de cinco sedes que participarão apenas da Copa do Mundo da Fifa: Cuiabá, Porto Alegre, Natal, Manaus e Curitiba.
Além da fixação de arquibancadas, o consórcio iniciou em julho o acabamento em alvenaria de várias instalações do interior da edificação. Estão sendo erguidas as paredes de banheiros, área Vip, bares e setores de imprensa. De acordo com o engenheiro responsável pela construção da Arena Pantanal, João Paulo Curvo, a fase de acabamento neste momento se concentra na construção de paredes internas e instalação elétrica básica. Em um segundo momento serão instaladas janelas, assentamento de pisos e azulejos e pintura.
Em julho também foi concluída a montagem das estruturas metálicas dos setores norte e sul da Arena Pantanal. Quatro mil toneladas foram destinadas apenas para os dois últimos pavimentos daqueles setores, que são desmontáveis. Tal característica possibilitará a redução de cerca de 17 mil dos 44.336 assentos previstos para os jogos do Mundial de 2014. A diminuição da capacidade do estádio no pós-Copa será analisada conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais.
Até o final de 2012, de acordo com cronograma físico e financeiro estabelecido entre governo do Estado e consórcio, a Arena Pantanal deverá chegar à marca de 57%.
A Arena Pantanal foi concebida a partir de modernos conceitos de funcionalidade e sustentabilidade social, financeira e ambiental, espelhada em modelos europeus. O projeto já recebeu vários prêmios, inclusive um internacional e foi elogiado por instituições ligadas à arquitetura nacional. Em novembro de 2010, a GCP Arquitetos, empresa que projetou o estádio, recebeu em Londres (Inglaterra), a medalha de Ouro na categoria Empreendimentos Públicos.
O entorno do estádio, área com mais de 300 mil m2, contará com passarelas, uma praça com áreas de lazer, pista de caminhadas, atividades esportivas, espelho d”água, lanchonetes, restaurante, e muito verde.