Julgado nesta quinta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por uso de um ponto eletrônico para se comunicar com seus auxiliares na partida entre Palmeiras e Fluminense, o técnico Cuca foi suspenso por duas partidas.
O julgamento ocorreu no Rio de Janeiro, e o treinador palmeirense gravou seu depoimento em vídeo, apresentado pelo advogado do clube. Cuca admitiu que utilizou o ponto, mas disse que o mesmo não havia funcionado.
No dia 25 de maio, em jogo vencido por 2 a 0 pelo Palmeiras sobre o Fluminense, o técnico cumpria suspensão por ter sido expulso contra a Ponte Preta e acompanhava a partida nos camarotes do Palestra Itália. Cuca utilizou um ponto eletrônico para se comunicar com Cuquinha e Alberto Valentim, seus auxiliares, e que comandavam o Palmeiras em campo. O treinador e os dois membros da comissão técnica foram suspensos por dois jogos pelo artigo 258.
A pena começa a valer a partir de 24 horas após o término do julgamento. Como o Verdão entra em campo nesta quinta-feira, contra o Grêmio, no Pacaembu, o técnico Cuca e seus auxiliares poderão participar da partida. O Palmeiras ainda irá recorrer contra a suspensão.
Caso a pena persista, Cuca ficará de fora das partidas contra o Flamengo, no dia 05 de junho, no Mané Garrincha, e do clássico contra o Corinthians, no dia 12 de junho, no Palestra Itália.
A utilização de equipamentos eletrônicos de comunicação durante partidas de futebol é proibida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Fifa.
O gerente de marketing Eduardo Vicente da Silva também foi julgado nesta quinta-feira, por ter utilizado de um rádio durante a partida contra o clube carioca, mas foi absolvido.